30 janeiro 2008

Curva da felicidade tem a forma de um U

Um estudo que envolveu dois milhões de pessoas em 80 países, incluindo Portugal, constatou um padrão mundial extraordinariamente consistente nos níveis de depressão e felicidade que torna a meia-idade o período mais problemático da vida.



O trabalho, realizado por investigadores da Universidade de Warwick e do Dartmouth College, nos Estados Unidos, com o título "Terá o bem-estar a forma de U no ciclo da vida?", vai ser publicado na revista Social Science & Medicine, a publicação de ciências sociais mais citada em todo o mundo.

Os cientistas constataram que os níveis de felicidade têm a forma curva de um U, com o ponto mais alto no início e final da vida e o mais baixo na meia-idade. Muitos estudos anteriores do decurso da vida sugeriam que o bem-estar psicológico se mantinha relativamente estável e consistente com o avançar da idade.

Com base numa amostra de um milhão de pessoas no Reino Unido, os investigadores concluíram que os picos de depressão são mais prováveis por volta dos 44 anos, tanto nos homens como nas mulheres.

Contudo, nos Estados Unidos encontraram uma diferença significativa nos dois géneros, com a infelicidade a atingir o pico por volta dos 40 anos na mulheres e dos 50 nos homens.

Num total de 72 países em todos os continentes, o estudo constatou a mesma forma de U nos níveis de felicidade e satisfação com a vida por idade.

Curva igual em todos os géneros e estratos sociais
Os dois autores, ambos economistas - os professores Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, e David Blanchflower, do Dartmouth College - consideram que o efeito da curva em U tem origem no interior dos seres humanos, já que encontraram sinais de depressão no meio da vida em todos os géneros de pessoas, independentemente de terem crianças em casa, de divórcios ou mudanças de emprego ou rendimento.

«Algumas pessoas sofrem mais do que outras, mas os nossos dados indicam que o efeito médio é muito amplo. Acontece tanto a mulheres como a homens, ricos e pobres, com ou sem filhos», afirma Andrew Oswald, citado no site de informações científicas AlphaGalileo. «Ninguém sabe a causa desta consistência», referiu.

«Para a pessoa média no mundo moderno, tanto a saúde mental como a felicidade chegam lentamente, não de repente num único ano», observou.

«Só quando chega à casa dos 50» - acrescentou - «é que a maioria das pessoas deixa de ser susceptível à depressão. Mais tarde, aos 70, mantendo-se fisicamente em forma, as pessoas, em média, podem sentir-se tão felizes e mentalmente sãs como aos 20 anos».

O estudo analisou informação sobre uma amostra aleatória de 500.000 norte-americanos e europeus ocidentais a partir do Inquérito Social Geral, nos Estados Unidos, e do Eurobarómetro.

Os autores analisaram, também, os níveis de saúde mental de 16.000 europeus, os níveis de depressão e ansiedade numa larga amostra de cidadãos britânicos e dados do "World Values Survey", que contém amostras de pessoas de 80 países
.
In "TSF Online"

26 janeiro 2008

Call Girl - Um filme com Soraia Chaves



Estreado a 27 de Dezembro, "Call Girl", um filme português realizado por António Pedro Vasconcelos, já foi visto por mais de 170 000 espectadores.

Soraia Chaves é Maria, uma "call girl" de luxo, ambiciosa, irresistível, sedutora. É contratada por Mouros para seduzir Meireles (Nicolau Breyner), presidente da Câmara de Vilanova. A missão de Maria é conseguir convencer Meireles a autorizar uma multinacional a construir um empreendimento turístico.
Entretanto, Madeira e Neves, agentes da Polícia Judiciária, seguem os indícios de corrupção e começam a investigar Meireles.
Tudo se tornará ainda mais complexo quando Madeira descobre que Maria, por quem está apaixonado, é o isco para obrigar o político a ceder...

O filme conta com Soraia Chaves, Nicolau Bryner, Ivo Canelas, Joaquim de Almeida e Virgílio Castelo nos principais papéis, e ameaça bater o recorde dos filmes nacionais mais vistos que pertence ao "crime do Padre Amaro" com 380 000 espectadores.

22 janeiro 2008

Os Discursos Mudam

Os discursos mudam muito, conforme a ocasião. O autor deste é um génio. O mesmo discurso serve para o antes e para o depois.



ANTES DA POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos acreditam que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE :
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

13 janeiro 2008

Made in Alpes - Les 3 Vallées



Nos Alpes du Nord, bem nas entranhas das cordilheiras alpinas do Savoie em França, 8 estações de esqui e dezenas de aldeias constituem o maior domínio esquiável do mundo - LES 3 VALLÉES.
São 600 kms de pistas, muitas místicas, servidas por quase 200 teleféricos, cadeiras e meios mecânicos.
Um paraíso para quem gosta de aventura e um certo charme de algumas estações de ambiente elegante e diversificado.
Courchevel, La Tania; Méribel, Les Menuirs, Val Thorens, Saint Martin, Brides e Oreles são as estações da moda (já há muitos anos), e que qualquer esquiador não esquece !!!
in Ska-Nevasse »»»

04 janeiro 2008

Lisboa Dakar 2008 foi hoje cancelado










LISBOA / DAKAR 2008 - Seria mais ou menos assim! (click na imagem)



A edição do Lisboa/Dakar 2008 foi cancelada por questões de sgurança.
A decisão apanhou todos de surpresa. A organização do Lisboa-Dakar 2008 anulou hoje a prova, pela primeira vez em 30 anos, devido às tensões políticas internacionais, ao assassínio de quatro franceses na Mauritânia e às ameaças de terrorismo islâmico contra caravana.


"Tenho uma péssima notícia, o Dakar 2008 não arrancará", anunciou Etienne Lavigne, responsável da Amaury Sport Organisation (ASO), organizador da prova, perante um grande auditório do Centro Cultural de Belém, repleto e com as faces dos participantes a expressarem desilusão e frustração.

Lavigne explicou que, "após várias trocas de informação com o Governo francês, em particular com o ministério dos Negócios Estrangeiros, e tendo em conta as suas firmes recomendações, os organizadores decidiram cancelar o rali, que deveria realizar-se de 05 a 20 de Janeiro".
"Tendo em conta as actuais tensões políticas internacionais, o assassínio de quatro turistas, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo da Al-Qaeda, no Magrebe Islâmico, e, acima de tudo, às ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas, a ASO não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova", precisou Lavigne.

Mais informações e vídeo: http://www.ciclobtt.blogspot.com/

02 janeiro 2008

Lisboa Bike Tour 2008



A partir do dia 2 de Janeiro 2008 já se pode inscrever para o Bike Tour de Lisboa ou Porto, em qualquer Estação dos CTT, cujo evento em Lisboa se realiza no dia 22 de Junho, e no Porto no dia 20 de Julho.

Para Lisboa as inscrições são limitadas aos primeiros 7500 inscritos (o ano passado demorou 15 dias), têm um custo de 60 €,e o kit de participação inclui a oferta de: Bicicleta, Capacete, Mochila, T- shirt, medalha, diploma, bomba de ar, bebida e brindes promocionais.
O percurso, com 13 kms, tem início no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama e termina no Parque das Nações.
No Porto, as condições são as mesmas e o percurso, com 11,5 kms, tem início no tabuleiro da Ponte da Arrábida e termina junto ao Castelo do Queijo.
Mais informações e vídeo em: www.ciclobtt.blogspot.com

cicloBTT
CICLO BTT é o novo blog do MINDE.EU
REGULAMENTO E INFORMAÇÕES ACTUALIZADAS EM 18.JUNHO.2008
www.bttminde.blogspot.com