11 junho 2007

"Stressjazz"

Ando stressado, irritado, cansado e a ficar impossível de aturar.
Até aqui tubo bem. Sou nervoso, mas, por natureza, estou habituado e costumo aguentar. O pior é quando começo a desmoralizar... e a duvidar de "se vale a pena?".
A carolice tem limites, e a boa vontade também.

Estou a falar do JAZZminde !!
Já lá vão quatro anos de dedicação, trabalho e muuuiittooo empenho, que quatro ou cinco amigos, têm levado esta "brincadeira para a frente".
E a brincadeira deixou de ser brincadeira, passou a ser um caso sério. Em três anos, o JAZZminde passou a ser o evento mais conhecido no concelho e o único referido no Guia Nacional de Eventos.
E a tal brincadeira, dos quatro ou cinco carolas, passou a uma Grande Festa da Música, que , este ano, durante quinze dias, a bem ou a mal, vai fazer passar pelos palcos de Minde quatro centenas de músicos e intérpretes, de vários géneros musicais, e com um cartaz do Festival de Jazz que já pede meças a muitos festivais com outros meios e apoios.
Esta é uma certeza que eu tenho. Vamos assistir em Minde a muita música, e da boa!!!

A outra certeza que eu tenho é que no fim vamos ter muitos elogios, palmadinhas nas costas, e ouvir frases tipo "Minde precisa disto", "é uma grande obra que vocês estão a fazer", "para o ano podes contar comigo" blabla.,.bbla bla.
Tretas...Porra!!! Nessa altura eu quero é sopas e descanso.

Nós precisamos é de ajuda agora!!

Agora é que estamos a pôr isto em movimento.
Onde é que está essa malta nova que passa a vida a criticar, sentadinhos no café, a dizer que Minde está uma tristeza onde nada se passa.
Não se passa porque também ninguém quer fazer por se passar.
Todos anos muitos se oferecem, mas quando chega a hora da verdade, nem vê-los.
E nós continuamos a ser os mesmos três ou quatro, já a ficar carecas e com vidas próprias, que contamos com as "ofertas" e depois temos de "gramar a trabalheira toda".
Assim não dá. Nem pensar... A carga está a pesar muito.
Não vamos buscar ninguém a casa, temos uma sede aberta na Praça, há muito trabalho para fazer, e... basta aparecer. SEJAM MINDERICOS !!!

A cena da desmoralização acentua-se é com a falta de sensibilidade, de quem pode, perante um projecto desta dimensão e envergadura.
Não somos nenhuma colectividade, nem comissão de festas, particularmente temos assumido sempre a responsabilidade pessoal de possível falência do evento, vivemos quase de esmolas e muita pedincha por todo o país, e, mesmo assim, temos apresentado bons resultados económicos em prol de muitas colectividades de Minde.

Gasto centenas de euros em telefones, milhares de kms, tinteiros, fotcópias, correio, etc, etc, e nunca nenhum de nós apresentou qualquer despesa dessas.
Se visto uma tshirt compro-a, e se ofereço dois bilhetes aos meus pais, pago-os.
Mas não me queixo. É assim, porque nós queremos que assim seja, e é assim porque tem sido essa a filosofia. Em quatro anos de JAZZminde jantei meia-dúzia de vezes à custa do orçamento e quase sempre a acompanhar músicos.

O que nós nos queixamos, e MUITO, é da falta colaboração e dos apoios.
As autoridades podem e deviam fazer muito mais, mas os Mindericos também podiam ser muito mais MINDERICOS. Nada cai do céu, e para se colher tem de se semear.

Certo, certinho, é que iremos ter em Julho de 2007 em Minde uma festa da música que nunca teve paralelo e um festival de jazz de luxo.
Mas, a continuar nestes moldes, iremos ficar por aqui.
Ficarei com pena e frustração, mas estamos a ficar cansados, desiludos, e a CAROLICE TEM LIMITES!
Perdoem-me este dasabafo, mas ando stressjazzado !!!!
PM

1 comentário:

Anónimo disse...

Os poucos que ainda mexem alguma coisa deviam reunir-se.
Se os poucos que ainda mexem andam de costas voltadas uns para os outros, não dá.
Um sozinho não consegue. Mas 5/6 juntos conseguirão atrair mais.
O resto é pura ilusão.