09 dezembro 2008

Burj Dubai, o edifício mais alto do mundo



Está Quase construído o mais alto edifício do mundo.
O Burj Dubai (em árabe: "Torre de Dubai") é um arranha-céu em construção no distrito de Bussiness Bay, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e é a estrutura mais alta construída pela mão do homem, ainda não finalizada. A construção começou em 21 de Setembro de 2004 e é esperado que esteja completado e pronto para ocupação em Setembro de 2009.

O edifício faz parte de uma área de 2 km ² em desenvolvimento chamada "Downtown Dubai" e está localizado no "Primeiro Interchange", juntamente com a Sheikh Zayed Road e Doha Street.

Com um custo estimado é de US$ 8 bilhões, não se sabe qual será a altura exata do edifício após a finalização da construção, mas acredita-se que ele terá aproximadamente entre 700 e 800 metros de altura, o que fará do edifício a estrutura mais alta do mundo. O Burj Dubai superará não somente o maior arranha-céu do mundo, Taipei 101, mas também a estrutura não suspensa por cabos em terra firme mais alta do mundo, a Torre CN, e a estrutura mais alta do mundo, a Torre da KVLY-TV.

O término de sua construção está previsto para 2009, e o seu .
O arquiteto da torre é Adrian Smith que trabalhou com Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006, que também desenharam as Sears Tower em Chicago e a Freedom Tower em Nova Iorque, entre outros famosos edifícios.
Terá 162 pisos, e o interior será decorado por Giorgio Armani. Um Hotel Armani (o primeiro deste tipo) vai ocupar os primeiros 37 andares. Do 45º ao 108º andar haverá cerca de 700 apartamentos privados em 64 andares (que, segundo o responsável, foram vendidos em oito horas). As corporações e as suítes completarão a maior parte dos andares restantes. Também deverá ter o elevador mais rápido, a 18 m/s (65 km/h, 40 mph).
(...) Ler mais »»» ARQUITEK

Sem comentários: