30 setembro 2006

Nunca digite 90 #

O Golpe do Telefone

Como funciona ?
Ligam para sua casa, empresa ou telemóvel, dizendo que é do Departamento Técnico da empresa telefónica local, ou da empresa que trabalha para a mesma.
Perguntam se o seu telefone dispõe de marcação por "tons".

A marcação de telefone pode ser por impulsos (pulse), ou por tons (tone).
Actualmente todos os telemóveis dispõem de marcação por tons, o mesmo acontecendo com a maioria dos telefones fixos.


Com o pretexto de que estão a testar o seu telefone, pendem-lhe para teclar 90#.
Uma vez executada esta operação, a pessoa informa que não há nenhum problema com o seu telefone.
Terminado este procedimento, você acaba de habilitar a sua linha (rede) telefónica como receptora a quem lhe acabou de lhe telefonar.
Isto chama-se "CLONAGEM", uma cópia fiel da sua linha telefónica.
Daí em diante, todas as ligações feitas por aquela pessoa que lhe telefonou inicialmente, serão DEBITADAS NA SUA CONTA DE TELEFONE.

ATENÇÃO :
Isto está a acontecer com telefones fixos e com telemóveis. Nunca digite 90# no seu telefone!


INFORMAÇÃO :
Área Técnica Profissional Instituto Superior da Polícia Judiciária e Ciencias Criminais

No Fim-de-Semana

Uma boa ocasião para se visitar o Norte. O clima está ameno, os preços estão mais baixos, e ainda pode observar a azáfama das vindimas.
Além disso, poderá assistir a um dos melhores festivais de jazz realizados em Portugal. O Douro JAZZ 2006.
Até 31 de Outubro estão agendados 30 concertos em várias cidades nortenhas com nomes internacionais, como Jeaan-Luc Ponty, Lee Konitz, Continua»»»»

Se gosta de desporto e do Vitória Mindense, aproveite para ir apoiar a equipa de Futsal, hoje às 17 h, no Pavilhão da Esc. Sec. de Alcanena.
É o 1º jogo oficial da época, contra a equipa G. D. Ribeira Fárrio.
Ver Cartaz»»»»

29 setembro 2006

Minde-Online, está de volta

minde-onlineApós quase seis meses de inactividade, o minde-online vai reiniciar uma nova marcha.
O sentido agora será : "Sempre em Frente".
Pretende-se um espaço de divulgação do quotidiano minderico com notícias regionais, propostas, críticas e área de debate.
O minde-online passará a contar com a participação do Wolfinho como editor / contributor do blog.

Paro começar, publicamos um extenso artigo sobe a Casa Açores. Visite-nos »»»

(Jardins Proibidos)

minde-online

CASA AÇORES
Se Justino Guedes sonhasse que a construção de sua casa de campo iria ser motivo de tanta história, certamente teria pensado duas vezes. Contudo, julgo que seria esse o seu objectivo. Uma casa só entra para a história quando merece ter histórias. E a Casa Açores merece ter histórias. Em boa hora o irmão do Mestre Roque Gameiro mandou construir a sua casa de férias. Continua »»»

28 setembro 2006

Minde : Festa Saloia 2006

4 / 5
OUTUBRO

PRAÇA ALBERTO GUEDES

Uma festa ao ar livre, com saudades dos convívios antigos, e promessas de um programa agradável.
Em ambiente de arraial será assada uma vitela no espeto, e o Conjunto da Região do Alviela abrilhanta a noite.
A célebre Missa das 24 h será celebrada na Igreja Paroquial pelo Pe. Albino, com a participação especial ...

O Ti Arlindo e sua Banda, prolongam a noite com o famoso bailarico. Tinto e branco, pão caseiro, arroz doce e boa disposição, é o que se serve.
No dia seguinte (Feriado) é o prestigiado Rancho Folclórico do Covão do Coelho que tem actuação marcada para as 18 h, e os convivas podem escolher entre a mão-de-vaca com grão e iscas à portuguesa. E... claro, arroz doce feito na hora. Tudo confeccionado sobre a supervisão da D. Eulália. Depois ...
PS : Aceitam-se voluntárias para colaborar com a D. Eulália.

AOS MINDERICOS:
- Já que cada vez somos menos,
vamos comparecer todos para sermos muitos!!!

O Telhado da Capela

Existem infiltrações no telhado da Capela de S. Sebastião. As zeladoras andam preocupadas com a provável degradação de interiores e mobiliário, e o Padre Albino tem andado atarefado em descortinar fundos para fazer obras no telhado.

Vamos dar uma ajuda ao Padre Albino e doar todos os possíveis lucros da Festa Saloia 2006 em benefício da causa "uma telha para a capela".

A Organização está a cargo do Grupo JAZZminde, e de todos os que queiram ajudar, contando-se com inestimável apoio da JFM e da C. F. da Igreja.

Como Nascem as Viagens

Distinus
À primeira vista, a coisa funciona como numa corrida de espermatozóides de filme antigo do Woody Allen. Milhões de sementinhas de viagens estão vivas e permanentemente saltitantes, prestes a sair em disparada para ver qual consegue fecundar as suas férias. Cada uma dessas sementes contém uma viagem distinta, de características únicas. Todas ... continua »»»»

27 setembro 2006

Vingança Inglesa

Benfica e FC Porto foram as vítimas da "sede" que os ingleses tinham em vingar alguns desaires recentes.
Nos últimos tempos temo-nos saído bem perante os ingleses, tanto a nível de selecção como de clubes, mas esta jornada europeia foi desastrosa.
Os ingleses vingaram-se!
O Benfica não teve pernas para a 2ª parte e perdeu em casa com o Manchester United (0-1) .
O FC Porto foi perder ao terreno do Arsenal (2-0) e mostrou que Co Adriaanse tinha razão : O FCP precisa de um avançado que marque golos.
Salvou-se o precioso empate (1-1) do Sporting em Moscovo perante o Spartak, com um golo de Nani.
Porto e Benfica continuam sem vencer e sem marcar golos nesta Liga, enquanto que o Sporting já soma 4 pontos. Nada mau para os leões, mas na Luz e nas Antas as coisas começam e ficar escuras.
É cedo para deitar abaixo a toalha, e nada está perdido, mas... é tempo de começarem a pensar em ganhar.
Amanhâ é dia de Taça UEFA. Boa sorte para os clubes portugueses !

26 setembro 2006

Tão perto e tão Diferente

Desde garoto, sempre gostei da máxima :
"Viver não custa, custa é saber Viver".
O mesmo se pode aplicar a : governar não custa, custa é saber governar".
E bons governantes é coisa que temos visto pouco, ultimamente. Aliás, os governantes nem todos governam da mesma maneira. Alguns têm sistemas. Pelas n/ bandas, calhou-nos o "sistema do secretismo".

Enquanto que, no n/ concelho, as reuniões são secretas, não se edita um boletim nem se publicam actas, praticando-se o silêncio absoluto e "tomem lá que nós os chefões já decidimos assim, vocês não têm nada a ver com isto"; outros locais existem em que as grandes decisões são discutidas e analisadas com as populações. São apenas conceitos diferentes de "governar".

Mesmo aqui ao lado, na Igreja antiga de Mira de Aire, a C. M. de Porto de Mós, promoveu uma Assembleia Municipal extraordinária para discutir novas idéias para Mira de Aire, prioridades, estratégia do concelho, zona industrial, orçamento, apoios concretos a iniciativas e colectividades, etc. etc. Foram até distribuídos mapas, orçamentos e outras informações.

São grandes as diferenças do "sistema", não são ?
Por isso é que Porto de Mós já construiu a sua zona industrial e a de Mira de Aire está quase concluída. Por isso é que em P. de Mós a taxa do IMI praticada é a mínima e em Alcanena pagamos a taxa máxima.
Por isso ...
As crises afectam todos os concelhos. Mas uns são mais afectados do que outros, principalmente quando a infecção está lá dentro.

Haja Vergonha !

Com o pseudónimo de "Haja Vergonha", foi publicado no post "Carta Presidencial" o seguinte comentário :

haja vergonha disse...
«É uma vergonha o que se passa na rua que vai da Praça ao Alto Pina. Nem com um chapéu de chuva aberto se pode passar frente aos andaimes da obra parada do cunhado do vereador João José.
E se uma ambulância tiver que utilizar essa rua ?
Até a procissão das festas tem sido desviada por causa de uma obra parada e que ocupa mais de metade da rua.
Será que o vereador não vê isto ? Está lá a fazer o quê ?
Se a obra fosse de outro já tinham sido passadas carradas de multas. Só as areias que se espalham pela rua abaixo davam umas poucas.
Quanto tempo mais é que os moradores e circulantes da rua vão ter que aguentar isto e suportar o que apetece aos donos de Minde ?
Haja vergonha » - 25/9/06


Obs:
Subscrevo integralmente as palavras deste comentador/a.
Mas pode ficar descansado que, de acordo com o que me informaram, os moradores da Rua Alfredo Roque Gameiro já entregaram uma petição na CMA para que esta ordene o desbloqueamento da referida rua. Parece que vai ser hoje analisada em sessão de Câmara essa petição.
No caso referido no post "Carta Presidencial" o meu Pai esteve à espera um ano para que o Exmº Sr. Presidente respondesse a dizer que o caso foi mandado arquivar. Talvez agora seja mais rápido. Lá pró Natal ...
PM

23 setembro 2006

Entrada grátis nos Monumentos

Actual X

A 13.ª edição das Jornadas Europeias do Património, que decorrem este Fim-de Semana com 550 iniciativas de entrada gratuita em locais históricos de 118 concelhos do país, conta, pela primeira vez, com ...
continua »»»»

22 setembro 2006

Zona Industrial de Minde


"A Zona Industrial de Minde não passa de um quadro mal pintado" (PM)

O Tenório andou a averiguar as actas de Reunião do Executivo da CMA e, sobre a Zona Industrial de Minde, publicou, nos comentários, o seguinte :


«Relativamente à Zona de Industrial de Minde, outro desabafo, tendo por base palavras da nossa Câmara e o silêncio de alguns dos 'nossos' representantes:

“6.6 – Sobre as Zonas Industriais disse (…).Relativamente à ZONA INDUSTRIAL DE MINDE disse que estamos a aguardar o envio, pelo perito da lista oficial, dos relatórios das vistorias “ad perpetuam rei memoriam”. Teve também uma reunião com o empreiteiro adjudicatário, e em princípio, a obra começará em SETEMBRO próximo, iremos numa primeira fase efectuar QUINZE lotes.
A Vereadora, Senhora Ana Cláudia (…) Inácio Coelho, perguntou como se vai fazer em termos de financiamento para a obra.
O Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente disse que vamos PROCURAR financiamento.
O Vereador, Senhor Rui Fernando Anastácio Henriques, perguntou se existem já parcerias constituídas.
O Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente respondeu que NÃO.”
www.cm-alcanena.pt/cma/OrgaosMunicipais/executivo/actas/Acta240706.pdf

Estas afirmações extraordinários foram ditas na reunião do executivo da Câmara de Alcanena de 24 de Julho de 2006, pelo vice-presidente EDUARDO MARCELINO RAMALHO CAMACHO (vulgo vereador Marcelino).

E são extraordinárias porquê?
1 – 20 anos depois da pose administrativa dos 1ºs terrenos da ZIM, parece que as obras vão começar em Setembro de 2006. ‘Parece’, porque certezas não há, como se vê pelo texto da acta acima transcrita;
2 – Parece ter sido agora decidido que só se vai fazer uma 1ª fase com apenas 15 lotes. Porquê, não se sabe…
3 – O mais extraordinário: Em Julho de 2006, o vice-presidente afirma em acta que ainda VÃO procurar financiamento para as obras e que não existem quaisquer parcerias constituídas relativamente à ZIM!! Mas têm andado a fazer o quê estes anos todos?!
4 – Por último, registo que, num executivo com 3 vereadores oriundos da freguesia de Minde (João José Silva, Eng. Menezes e Artur Rodrigues), nenhum deles se tenha pronunciado acerca do assunto, nem sequer para reclamar do tão pouco empenhamento da Câmara na concretização deste problema que há anos se arrasta.
Nota: é triste, isto. Será que havendo aqui outros Mindericos, também brindavam a Câmara com o seu silêncio?

Que comentários é que haveremos de fazer a isto?
Que é incompetência?
Que é má vontade?
Que é falta de dinheiro?
Que é má-fé?
Que é a triste sina de nos terem calhado estes políticos e esta câmara, em vez de outros?

C/ cumprimentos,»
Tenório - 22/9/06

Benfica inaugura Centro de Estágio

Vitória M
Eis mais um momento alto na vida do Glorioso. Num cenário paradisíaco, hoje foi inaugurado, oficialmente, o Caixa Futebol Campus, o centro de formação e estágio do Benfica que se localiza no Seixal, bem junto ao Rio Tejo e com nobre vista sobre Lisboa. Continua »»»»

Oxalá o Ramadão nunca acabe!

Acual X

A Lua apareceu e, ao 9º mês do calemdário Muçulmano, começou o Ramadão. Esta milenar pática religiosa é excelentemente retratada no texto de Isaltina Padrão. Ler texto »»»»

Uma Carta Presidencial

Já há uns tempos ando a matutar se devia ou não falar sobre este assunto. Trata-de de uma situação particular que envolve várias decissões jurídicas e não era minha intenção publicar este tipo de coisas.
Mas o caso envolve entidades públicas que deveriam ser responsáveis, isentos, e respeitáveis, ao invés, têm primado pela falta de profissionalismo e desrespeito para com alguns dos contribuintes.
O caso é "já conhecido" de muitos e tem como protagonista o meu Pai que em 28.07.2005, deu entrada nos Serviços Técnicos da CMA a um processo com um requerimento onde se solicicitava determinada intervenção da CMA e um pedido de esclarecimentos sobre determinadas irregulariedades.
Requerimentos, reuniões e mais requerimentos, e nem uma única linha como resposta.
Cheguei ao ponto de dirigir ao Presidente da CMA uma carta aberta publicada no Jornal de Minde em Out / Nov de 2005. O silêncio continuou.
No dia em que o processo completou um ano, 28.07.2006, o Sr. Presidente da CMA teve "tempo e a gentileza" de enviar a seguinte carta ao m/ Pai:

«Relativamente ás suas reclamações apresentadas nesta Câmara Municipal, .... informo V. Exa, de que por meu despacho de 11/07/2006, determinei o arquivamento do processo de contra-ordenação.
Atentos os prejuizos sofridos por V. Exa, informo que, poderá, querendo, recorrer ao Tribunal Judicial, a fim de ser ressarcido.
Com os melhores cumprimentos.»

O PRESIDENTE D CÂMARA

Simpática e esclarecedora esta maneira como o n/ Presidente resolve as coisas.
Foi preciso um ano para esta resposta. Quantos anos serão precisos para que faça alguma coisa?
A desplicência e autoritarismo arrogante revelam uma falta de respeito para com os cidadãos e contribuintes, que só me faz pensar "noutros tempos".

E se por acaso recorrermos aos tribunais, e porventura existir lugar a indeminização e tiver de ser ressarcido, quem irá pagar, Sr. Presidente ?
Claro, será o dinheiro dos contribuintes, que deveria ser aplicado no desenvolvimento do concelho. Se fosse do seu bolso não falaria assim.
Por estas e por outras é que o concelho está cheio de dívidas. Gerir assim é fácil.
Sr. Presidente, sei que a justiça é lenta e só dá chatices, mas pode ter a certeza que o assunto não ficará por aqui. A razão vem sempre à tona.
PM

21 setembro 2006

Um dia na Matala

DISTINUS
Mal soube que alguém tinha arranjado um jeep c/ motorista para ir à Matala, mostrei-me logo disponível para viajar. No dia seguinte, pequeno almoço tomado, farnel, depósito atestado e, ás 7h estávamos de partida.
Matala é uma importante cidade no interior da Província de Huila, junto ao Rio Cunene, e dista aprox. 200 Kms do Lubango... continua »»»»

20 setembro 2006

Desabafo

Relativamente ao post anterior, referente á célebre reunião secreta, o Tenório publicou o seguinte comentário :

Desabafo:

É realmente uma tristeza. E são estes os nossos governantes e os líderes das nossas colectividades.

Sim, porque basta atentar na edição deste mês do Jornal de Minde, onde vem uma notícia acerca da última Assembleia Geral da Sociedade Musical Mindense, para vermos bem o interesse e desfaçatez dos respectivos corpos dirigentes em esclarecer os associados e Minde em relação a este problema.

Eu estou à vontade para dizer isto, porque sou amigo e até familiar de alguns deles. Não se interprete esta tomada de posição e desabafo como um ataque pessoal, táctica que alguns em Minde gostam amiúde de utilizar/inventar, quando os normais argumentos não funcionam ou querem congregar algumas mentes mais simplórias para a sua causa, por ex.!

É normal, com o que se tem passado, dito e escrito em Minde nos últimos meses, sendo do conhecimento geral que há conversações, protocolos assinados e reuniões envolvendo a SMM sobre um assunto que, se não é de capital importância para Minde (que o é), pelo menos é polémico q.b., que a SMM não o aborde em AG de associados ou, pelo menos, difunda um comunicado acerca do assunto?!
Será isto normal e salutar?

É com pena que assisto a isto, pois, de entre os membros dos corpos sociais da SMM, encontramos, entre outros:
- o Presidente da Junta de Minde (!!);
- o Presidente do CBESM (Vulgo creche e lar de 3ª idade de Minde);
- actuais dirigentes do VFCM;
- ex-membros do executivo e da assembleia da Junta de Freguesia de Minde;
- o Sr. Padre Mário Anjos; ou
- membros da Assembleia municipal (!);

Será que acham que estão a prestar um serviço de qualidade a Minde? Que estão a obedecer a regras e princípios básicos da vivência em sociedade, como a democracia, transparência, informação e legalidade, entre outros?Custa alguma coisa – e isto vale para o CAORG e, claro, para a Junta – difundir um comunicado elucidando alguma coisa, até revertendo para esclarecimentos a dar, por ex., em AG ou em assembleia de freguesia?!

Tudo isto ainda é um reflexo, infelizmente, da sociedade portuguesa e do que esta foi no último século. Somos uma sociedade que ainda há 33 anos vivia num regime ditatorial, em que as liberdades básicas, como a democracia, a liberdade de expressão, de voto, de escolha de representantes, de ASSOCIAÇÃO, de ajuntamento (!), ou não existiam ou estavam fortemente coarctadas e controladas. Na nossa administração pública e nas relações das colectividades com os cidadãos sente-se ainda a influência do estado novo. A nível das mentalidades, a evolução que houve em muitas outras áreas não foi tão rápida.

A minha esperança é que, com a evolução da sociedade e das pessoas, tudo isto seja no futuro motivo de admiração e gargalhada, como é para muitos o facto de há 33 anos ser proibido um ajuntamento de pessoas ou alguém, para possuir um isqueiro, ter de fazer um requerimento a um Ministro qualquer…
Um bem hajam

Tenório, 19/9/06

18 setembro 2006

Ninguém diz nada ?

Já lá vão 2 meses desde a realização da misteriosa reunião secreta efectuada na sede da Junta de Freguesia de Minde, e que reuniu à mesa, representantes da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, da S.M.M. e do CAORG. O tema em agenda foi a possível construção das sedes destas duas colectividades no terreno do Largo das Eiras.
Segundo alguns "zum-zuns" foi apresentado um projecto para o local e discutida a sua viabilidade.

Passado este tempo todo ainda não houve uma linha escrita ou uma palavra que informasse sobre... "o que quer que fosse".
O assunto foi mesmo "Top Secret". Ninguém tem nada que saber o que os n/ eleitos andam a planear para o nosso futuro.
Não há um boletim, uma acta ou uma simples nota sobre o assunto. Pura Democracia e transparência total.
Mas afinal não foi uma reunião com caracter formal e realizada em sede própria e institucional, entre os Autarcas do Concelho, da Freguesia e duas das maiores colectividades de Minde ?
Não existe, pelo menos, uma acta dessa reunião ?
(Talvez tenha sido só um daqueles encontros onde se bebem uns whiskys e se decidem umas coisas)
Como cidadãos eleitores não temos direito a saber o que se decide na n/ Junta de Freguesia ?
E as colectividades não têm também o dever de informar os seus associados ?
Isto só mesmo numa democracia terceiro-mundista. Mas não admira, esta gestão da CMA já nos habituou a este tipo situações, que para além de roçarem o ridículo ainda revelam sinais de tempos que já lá vão.

Esta "novela" das Eiras já tem tanto de absurdo como de incompetência. Começou pela demolição "à toa" das Escolas Velhas. Vamos ver até onde irá parar o rol das asneiras.
Do modo como este executivo tem gerido a execução das obras no concelho, também não será mais uma que afectará a sua gestão.
Já são tantas !!!!

Festa Saloia em Minde

A rapaziada do JAZZminde já está a ultimar os últimos pormenores para a realização de FESTA SALOIA.
É já no próximo dia 4 de Outubro
(4ª feira, véspera de Feriado).
Começa às seis da tarde, na Praça Alberto Guedes com um vitelo assado no espeto, acompanhado dum rancho folclórico e de um baile à moda antiga.
Às 11h 45m a festa é interrompida, todos nos dirigimos para a Igreja Paroquial, onde o Padre Albino celebrará a famosa Missa das 24h . Depois da Missa, continua o bailarico.
No dia 5, Feriado, às 17h, será cozinhada pela Dª. Eulália uma bela mão-de-vaca com grão, tendo na ementa ainda iscas à portuguesa, caldo verde, arroz doce, e, com programa musical a definir.
Tudo isto num ambiente de arraial, ao ar livre, com cheiro a rama de eucalipto, e um esmerado serviço de bar com tinto do bom.
Brevemente será divulgado o programa definitivo.
NÃO PODES FALTAR !!!

15 setembro 2006

Próstata - novo método de despiste

Um habitual frequentador deste blog, o Tenório, chamou-nos a atenção para uma notícia publicada hoje no site do Correio da Manhã.
Porque achamos a notícia interessante e muito útil à comunidade masculina, publicamos a mesma integralmente.

Próstata - Sangue mostra resultados em dez minutos
Picada no dedo indicia primeiro sinal de cancro

É rápido, fácil e muito mais cómodo do que as tradicionais formas de despiste do cancro da próstata. Com apenas três gotas de sangue qualquer homem pode ficar a saber, em apenas dez minutos, se os seus níveis de PSA – o antigénio específico da próstata que quando desregulado indicia eventuais doenças – estão dentro dos valores considerados normais.
Os especialistas querem marcar o Dia Europeu das Doenças da Próstata, que se comemora hoje, desmistificando a ideia de que só o indesejado toque rectal permite um despiste rápido do cancro, que atinge em Portugal quatro mil homens por ano. “Nem os especialistas gostam de fazer o toque rectal, pois é desconfortável. O teste da picada ajuda a fazer um despiste inicial e a prevenir os casos mais graves”, explica Mafalda Fernandes, directora de mar-keting da Pharmasense, empresa que distribui o produto.

O teste está já disponível em 1600 farmácias e pode ser adquirido sem receita médica por apenas dez euros. “Não é necessário estar em jejum nem respeitar aqueles requisitos obrigatórios nas análises convencionais”, diz a técnica. Além disso, os resultados são “muito próximos dos valores apresentados nas análises laboratoriais”, tendo uma fiabilidade de 97,8 por cento.
A rapidez do processo é uma das armas do produto. Segundo Mafalda Fernandes, seguindo o processo convencional “o homem tem de ir ao médico de família pedir que lhe passe as análises laboratoriais, terá de levantar a requisição mais tarde e esperar 15 dias para conhecer o resultado”. “Com o teste, esse tempo de espera e apreensão reduz-se drasticamente.”
A confidencialidade é outro dos factores determinantes para quem opta por este meio alternativo de despiste. Por isso, os homens que ficam inibidos perante os farmacêuticos podem levar o teste para casa e fazê-lo sozinho no seu lar. O resultado do teste é facilmente reconhecido através da reacção da gota de sangue ao solvente que é colocado. Assim, quando a tira com o sangue é colocada no pequeno leitor, “se aparecer uma banda o teste é negativo, significando que os níveis de PSA estão abaixo dos níveis de referência”, diz a técnica. O sinal de alerta é accionado quando surge na tira a identificação de duas bandas.
Os valores obtidos na leitura “podem indicar uma simples inflamação, mas convém sempre recorrer ao médico para verificar a situação e evitar as doenças da próstata mais graves.”

TÉCNICA
Pica-se o dedo com uma agulha. Do coágulo retira-se uma parte de sangue, através da pipeta que acompanha o ‘kit’. Deita-se três gotas numa tira de papel e coloca-se o reagente. Põe-se a tira no adaptador, que fornece os dados iniciais. Para ter o valor dos níveis basta colocar o adaptador numa máquina de leitura.

UM DESPISTE QUE É RÁPIDO E POLIVALENTE
Patologias – O teste identifica casos de cancro, hiperclesia benigna da próstata (inchaço) ou inflamações causadas por bactérias.
Indicador – Duas bandas são sinal de alerta para a existência de doença, o que significa que os níveis de PSA estão elevados.
Prevenção – O teste deve ser feito uma vez por ano a partir dos 50 anos ou dos 45 quando há casos de doença na família.
Diana Ramos, in site di Correio da Manhã
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=214741&idselect=10&idCanal=10&p=200

O que é a Próstata

Dr. Miguel Srougi é médico, professor de Urologia na Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo. É autor do livro “Próstata: Isso É Com Você”, lançado pela Publifolha e dirigido ao público leigo.

A próstata é uma glândula que tem o tamanho aproximado de uma castanha e produz o líquido espermático ou esperma, substância que contém nutrientes e serve de veículo para os espermatozóides chegarem até o óvulo. Ela se localiza muito perto da bexiga, um órgão muscular que se distende à medida que a urina se acumula em seu interior.
Da bexiga sai a uretra, um canal longo que atravessa a próstata e o pênis até ganhar o meio exterior. A proximidade entre esses órgãos faz com que qualquer problema que afete a próstata acabe repercutindo na bexiga e na uretra.
Hiperplasia e câncer de próstata são patologias freqüentes na vida adulta do homem. A hiperplasia caracteriza-se pela multiplicação benigna das células prostáticas. Quando isso acontece, o aumento da próstata comprime bexiga e uretra e provoca dois sintomas. O primeiro é a dificuldade para urinar. A pessoa é obrigada a fazer esforço para vencer a passagem comprometida pela compressão da glândula, o jato urinário fica mais fino e perde a potência. O segundo é a redução da capacidade de a bexiga reter urina. Quem tem hiperplasia de próstata urina com maior freqüência, especialmente à noite o que pode comprometer a qualidade do sono.
No câncer de próstata, as células prostáticas perdem a inibição, crescem e invadem os tecidos vizinhos. A hiperplasia é uma lesão benigna. O câncer é um processo maligno que traz consigo uma série de outros problemas.
Dr. Miguel Srougi

13 setembro 2006

Calão Minderico

Por vezes estamos tão familarizados com as coisas que nem damos a real importância ao que nos rodeia.
É o caso do Calão Minderico, sem dúvida um dos maiores legados culturais que herdamos dos nossos antepassados e que, nós mindericos, nem sempre damos o verdadeiro valor.

Dum site brasileiro, Usina de Letras, retirei o texto que se segue, escrito por João Ferreira em 21 de Julho de 2006.

As fotos foram retiradas do livro Memórias de Minde, editado em 2000 pela Comissão de Festas do Divino Espírito Santo.

O CALÃO MINDERICO,
UMA SUB-VARIANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PORTUGAL

“Rotas de verão”, uma reportagem da TV Portuguesa SIC, transmitida no dia 21 de julho de 2006 para o Brasil, chamou-me a atenção para um detalhe que me passara desapercebido até aqui. Ao falar das grutas de Miradaire, o programa televisivo da SIC abordou, com alguma novidade para mim, um tema referente a uma linguagem especial que existe na freguesia de Minde. Essa linguagem é conhecida pelo nome de “calão minderico”, ou calão de Minde.
Minde é uma localidade portuguesa, pertencente ao município de Alcanena,distrito de Santarém, no centro do país, mais exatamente na região da serra de Aire, nas imediações do planalto de Santo Antônio. É uma região serrana dotada de importante indústria de malhas, com 42 empresas num total nacional de 147.
No Planalto de Santo Antônio existem famosas grutas e ribeiras subterrâneas que foram objeto de estudo dos espeleólogos portugueses depois de 1947 e que merecem hoje a visita quase obrigatória dos turistas em geral, nacionais e estrangeiros.
Por achar que pode ter interesse para alguns lingüistas atentos ao fenômeno e ao desdobramento da dinâmica da língua portuguesa em suas poliformas espalhadas pelo mundo, achei por bem elaborar esta nota sobre o calão minderico, baseada em dados que pesquisei na Internet. Ela tem apenas a pretensão de chamar a atenção dos que gostam de estudar as várias formas de manifestação da língua portuguesa no mundo e mais ainda dos que podem aprofundar a questão através de uma pesquisa dirigida mais rigorosa.
O calão minderico é um apêndice ou anexo lingüístico regional à sub-variante do português falado na região da serra de Aire, em Portugal. Pelo que se conhece, há hoje estudos pioneiros desta forma de linguagem, oralizada a partir do século XVIII e com testemunhos escritos desde a segunda metade do século XIX. Ultimamente, esses estudos foram dados a conhecer pelas pesquisas de Abílio Madeira Martins e colaboradores.

Na Internet é fundamental conhecer o site http://www.minderico.com que desenvolve a temática e reproduz “O Linguajar típico de Minde” ou Piação dos Charales do Ninhou. Um tipo de dicionário baseado na sua quase totalidade no Linguajar Típico de Minde / Piação dos Charales do Ninhou, edição do CAORG ( Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro ), 1993, compilação e coordenação de Abílio Madeira Martins, colaboração de Cid Manata Pires e Vítor Manuel Coelho da Silva.



Caracterização do calão minderico

Quem tem, no momento, autoridade para caracterizar, o calão de Minde é Abílio Madeira Martins, compilador e coordenador do material linguístico publicado em “O Linguajar típico de Minde”. “O Calão Minderico – diz Abílio Madeira Martins na Introdução a “O Linguajar típico de Minde” - é, como todos os demais que existiram ou ainda subsistem em terras com características étnicas semelhantes às de Minde, uma linguagem de prevenção e defesa, o mesmo se devendo dizer “ à fortiori “ das gírias usadas em certas comunidades fechadas como as dos estabelecimentos prisionais, internatos e quartéis e por determinados estratos sociais quase sempre com actividades específicas, como os estivadores, os marinheiros e outros. Com ele pretendem os seus utilizadores defender os seus interesses, dar recados ou transmitir mensagens e avisos diante de estranhos sem terem de dar a sua vida a saber.

As questões que se põem a quem pelo Calão Minderico sente ou venha a sentir alguma curiosidade são, naturalmente, as de saber quem teriam sido os seus iniciadores e quando teria principiado o seu uso. A estas questões e a muitas outras, como observadores que somos das coisas que a Minde digam respeito, temos procurado responder apenas com conjecturas baseadas nos escassos dados históricos de que dispomos e com as deduções a que nos levam as tradições do nosso conhecimento e alguns dos termos integrantes do próprio calão.

É de supor que numa terra tão pobre de recursos naturais como Minde sempre foi, sendo a míngua de água ( só ainda há tão pouco tempo mitigada ), a causa maior da sua pobreza, a cultura intelectual, num meio de tamanha rudeza e secura, não tivesse também grande relevância pelo que o analfabetismo seria a regra e os letrados as excepções. Daí que o Calão Minderico fosse de uso exclusivamente verbal desde que os antigos cardadores e negociantes de lãs o começaram a usar aí nos princípios do século XVIII. Dele não há por isso referências escritas, do nosso conhecimento, antes que António de Jesus e Silva, nos desse, já na segunda metade do século XIX, as primeiras notícias sobre a gíria dos Mindericos e a ela fizesse referências nalguma imprensa da época.
Foi pois a partir de Jesus e Silva que passou a haver o que pretensiosamente se pode chamar uma literatura de Calão Minderico, a ele se ficando a dever a ainda assim reduzida expressão escrita que teve até à data do seu falecimento em 1926.

Conscientes de que a Piação dos Charales corria o risco de se ir desgastando com as arremetidas do progresso que a vulgarização da electicidade deixava antever, os Srs . José António Carvalho , de Minde, e Dr. Miguel Coelho dos Reis, de Pernes, decidiram, cada um por sua parte, coligir os termos de que houvesse memória e dar-lhes aplicação prática na numerosa correspondência que entretanto foram trocando entre si durante os primeiros anos da década de quarenta.

Tudo leva a crer que tanto um como o outro, mas sobretudo o Sr. José Carvalho, tivessem ampliado as suas colectâneas com significantes da sua inventiva , expediente este que confere à “ Piação “ o carácter de linguagem viva e evolutiva por dar azo a uma constante actualização mercê da criatividade de quem a usa.

Já depois do falecimento do Sr. José Carvalho foi o Sr.Dr. Miguel que, solicitado a colaborar na recepção do Sr. Presidente Américo Tomás aquando da sua vinda a Minde em 21/11/1970, produziu algumas peças escritas em Calão Minderico que fizeram parte das celebrações da inauguração do Museu Roque Gameiro e que, num gesto confirmativo da dedicação que sempre teve a Minde, aos Mindericos e ao seu típico linguajar, entregou à guarda do Museu o vocabulário de Calão Minderico por si coligido durante longos anos.
Foi este vocabulário, apresentado em volume magnificamente encadernado,que serviu de matriz à edição intitulada “ Piação dos Charales do Ninhou “, publicada em 1983 sob o patrocínio da Junta de Freguesia e que actualmente se encontra esgotada.
Sobre ele nos baseámos também para esta nova edição que, por ter como finalidade principal contribuir para o relançamento da nossa “ piação “, dispensou grande parte das notas explicativas, evitou significantes caídos em desuso ou com alguma carga pejorativa, enquanto que, por outro lado vai acrescentada de novo significantes julgados indispensáveis ao “ minderico “ nos tempos que vão correndo.

Ao organizarmos esta edição, animou-nos a esperança de estarmos a contribuir para a preservação e continuidade deste valor cultural da nossa terra e daí a nossa convicção de não termos perdido em absoluto o nosso tempo.”



Léxico típico

Os organizadores de “O Linguajar típico de Minde” tiveram já o cuidado de publicar um léxico do calão minderico, organizado por ordem alfabética. O leitor poderá encontrar esse léxico completo no site já assinalado: www.minderico.com Entre os vocábulos aí assinalados, seleionamos, só para amostragem, alguns termos típicos: abobrar (=descansar), alexandrinas (=fotografias),...

(segue-se uma extensa lista de vocábulos e textos, bem como a enorme bibliografia consultada para a elaboração deste artigo)

Mais informação: Além do site, de foruns de debate e de outras várias fontes de informação em Portugal,temos um blog que está familiarizado com os assuntos de Minde e com o calão minderico: http://www.xarales.blogspot.com/.
João Ferreira, 21 de julho de 2006
in site Usina de letras

link : http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=7402&cat=Ensaios

Festival do Alviela

É já no próximo fim-de-semana (15/17 Set) que se realiza em Vaqueiros o maior festival de música jamais levado a efeito no distrito de Santarém.
Na pequena freguesia de Vaqueiros, com apenas 400 habitantes, são esperados entre 15 a 20 mil espectadores, para os quais foi improvisado um parque de campismo.
Junto à margem do Rio Alviela, o festival pretende promover e sensibilizar o público para o grave problema da poluição do referido rio.
O lendário BB King era o nome inicialmente badalado, mas a sua avançada idade e problemas de saúde levaram a organização a escolher o alemão Patrice como cabeça de cartaz.
Saiba tudo em : http://jazzminde.blogspot.com/

12 setembro 2006

O maior ecrã do Mundo

O maior ecrâ do mundo está em Lisboa.
Se gosta de cinema não pode perder este evento. De 08 a 24 de Setembro, na Doca de Santos, poderá encontrar um verdadeiro espaço de lazer - restaurantes, bar chill out, muita interacção e a maior tela de cinema do mundo. É o que o espera no Optimus Open Air.
O recinto está bem decorado e numa bancada com 1500 lugares confortavelmente sentados, ao ar livre, com o Tejo e a Ponte 25 de Abril como pano de fundo, poderá visionar bons filmes num ecrã com 400 m2 e um excelente som de alta qualidade.
Para mais informações e programação:
www.actualx.blogspot.com


Actual X é o nosso novo blog dedicado à Arte & Cultura.
(precisamos de colaboradores/editores. Contacte-nos).

11 setembro 2006

WTC : 5 anos depois


Cinco anos após o sinistro dia 11 de Setembro de 2001 que fez desaparecer do mapa as colossais torres gêmeas do World Trade Center, a América relembra as centenas de vítimas e homenageia os bombeiros e heróis do socorrismo.
Inauguradas em 1974, as duas torres projectadas por Minou Yamasaki, com 411 metros e 112 andares, chegaram a ser as mais altas do mundo, onde trabalhavam mais de 60 mil trabalhadores e eram visitadas diariamente por 50 mil pessoas, constituíam um ex-libris de New York e eram o símbolo do poder económico dos States.



O Mundo nunca irá esquecer essa data. Pelas 9h15m, um avião, conduzido por terroristas kamikasis destruiu uma torre, e alguns minutos depois sucedeu o mesmo com a segunda torre... impensável !!
Em algumas horas, um dos maiores orgulhos da América ruiu por completo e levou consigo milhares de vítimas. Há mesma hora, um atentado similar atacou o Pentágono e outro falhou a Casa Branca. Nada mais iria ser como antigamente.

Passados 5 anos, muitos investigadores contestam a veracidade da versão oficial do atentado e questionam diversos aspectos técnicos : Como foi possível que as torres desmoronassem totalmente, quando o impacto foi ao nível dos pisos superiores ? Porquê as enormes reservas de ouro já tinham sido transferidas para o edifício anexo ? Como é que o Pentágono foi atingido por um avião se não existem indícios de tal ? Etc. etc.
Enfim, rios de tinta já foram gastos e milhares de fotos impressas, mas a questão que feriu a América e desencadeou guerras, infelizmente ainda promete abrir muitos mais telejornais.


Como homenagem às vítimas, no mesmo local foi instalado um Memorial constituído por feixes de luz que simbolizam as antigas torres existentes.


Para a edificação de um novo projecto muitas foram as soluções já apresentadas, como as Lotus Towers, com cinco edifícios.


The Freedom Tower parece ser a solução que leva vantagens, e já reune um consórcio para a sua construção, envolvendo a edificação de um conjunto de outros edifícios.


To learn more about this project, please click here.
To view a slide show of the latest Freedom Tower renderings, click here.
View animations of the Revised Freedom Tower:
East River Flyby
Midtown Flyby
Siteplan Flyby
Nighttime Flyby
Timeline
For details about the earlier stages of this project, click here.
Locate this project on the Interactive Transportation Map.

08 setembro 2006

Vitória Futebol Clube Mindense


O Futsal do Vitória Futebol Clube Mindense está apostado em "botar figura" e fazer um brilharete na nova época que se aproxima.
Nos próximos dias 14 e 16 deste mês realizam-se treinos de captação no Pavilhão Gimnodesportivo. Se achas que estás à altura e gostarias de envergar a camisola do Vitória, não hesites e aparece nos treinos . Para mais informações :
www.vitoriam.blogspot.com

Vitória M é o novo blog para a área do desporto, com notícias fresquinhas da actualidade desportiva do VFCM, das quais se encarregará o Dr. gAz (colaborador e editor).
Viva o Vitória !!!

Não havia outro local ?


Não sei se a situação é provisória ou definitiva, mas mesmo em frente da entrada da Junta de Freguesia, entre este edíficio e a fonte luminosa da Praça 14 de Agosto, foram colocados 4 contentores e uma casinha de madeira. É o ECOponto.
Primeiro pensei que seria da minha vista, mas depois de ver o material todo alinhadinho, concluí que a situação seria provavelmente definitiva.
Será que não havia outro local mais apropriado para este equipamento do que quase no meio da nossa praça mais bonita ?
Santo Deus, que falta de gosto.
Ou será para esconder o habitual mau aspecto que a entrada da nossa sede da Junta de Freguesia costuma ter com as portas e vidros cheios de editais caducados e papelada colocada desordenadamente ?
Francamente... isto só na minha terra !
- Um pouco mais de "esmero"... please !

07 setembro 2006

CAN' 2010 em Angola

A Confederação Africana de Futebol (CAF) entregou a organização da Taça das Nações Africanas (CAN'2010), à Federação Angolana, numa cerimónia organizada no Cairo.
A candidatura angolana derrotou as da Líbia, Nigéria, Gabão e Guiné Equatorial e promete revolucionar uma boa parte das infra-estruturas do país.
A Federação Angolana de Futebol (FAF) prevê a construção de quatro novos estádios, com capacidade para 20 mil lugares cada um, num investimento estimado entre os 100 e os 140 milhões de dólares (cerca de 78 a 109 milhões de euros). Os novos estádios serão construídos em Luanda, Benguela, Lubango e Cabinda e serão acompanhados da construção de novas unidades hoteleiras, para além da recuperação de outras que já existem. Tudo com o apoio do governo angolano. Mas a realização da CAN'2010 em Angola vai implicar ainda uma substancial melhoria das condições da rede viária e dos aeroportos.
A federação angolana garantiu ainda que serão criadas condições para emissões por satélite a partir das províncias de Cabinda, Huíla e Benguela.
A escolha de Angola para organizar o CAN 2010 realiza-se seis meses antes do Campeonato do Mundo em Futebol, que pela primeira vez vai decorrer no continente Africano, tendo como país anfitrião a África do Sul.

NOTA : «Angola vai ter muito que "pedalar" nos próximos três anos, mas é um excelente desafio e oportunidade para algumas cidades recuperaram as suas infraestruturas, e um excelente meio para Angola se começar a firmar como uma nação de futuro

05 setembro 2006

Angola - um país de contrastes !

Estou de volta !
Ao contrário do que muitos imaginaram, não fui caçar leões, não me alistei em organizações missionárias, nem tão pouco vi um elefante. Apenas visitei o Sul de Angola.
Obrigado por todos os comentários e mensagens de apoio.
Visitei as províncias do Namibe e Huila até ao Cunene e dei uma vista de olhos por Luanda.
A cidade do Lubango foi o nosso destino e quartel general durante a maior parte dos dias. Pela região demos umas voltas.
Ao falarmos de Angola devemos equacionar "duas angolas": Luanda e o Resto do País.
Luanda é uma metrópole com quase 5 milhões de habitantes cuja riqueza do país está a permitir uma acelerada reconstrução e edificação.
Nas restantes zonas do país começa-se a deitar mão à obra, mas a destruição de 30 anos de guerra e imobilismo é evidente e o país precisa de muitas obras de infraestruturas. Em 30 anos não se aplicou um vidro, não se gastou uma lata de tinta ou saca de cimento, nem se colocou um tijolo. Não existem estradas, a electricidade e a àgua são escassos e bens preciosos. A rede de transportes é péssima e as telecomunicações defecitárias. Os serviços públicos necessitam de profissionalização e modernização e a Saúde e Educação são precárias. Existem cidades parcialmente destruídas, como os casos de Huambo e Kuito no Bié. As restantes cresceram desmesuradamente através da fuga dos índígenas do mato para as cidades. Com as estradas completamente destruídas pelos tanques e falta de manutenção, os abastecimentos ao interior tornaram-se quase impossíveis.
O lixo e as carcaças de viaturas, tanques e aviões são visíveis por quase todo o território.
Também muita da vegetação não escapou à dizimação, o gado foi consumido, e até muitas das espécies selvagens desaparecerem.


Por enquanto, deixo-vos com algumas fotos de Lubango (na coluna lateral), actualmente a 2ª maior cidade de Angola com quase 1 milhão de habitantes (foto) e anteriormente designada por Sá da Bandeira. É a capital da Província de Huíla e situa-se num planalto a 1800 metros de altitute. Nota-se que foi uma cidade bonita e com excelentes equipamentos urbanos. Antes da guerra tinha somente 50 mil habitantes. As mesmas infraestruturas (muito destruídas e sem manutenção) servem hoje um milhão.







Angola : Crescer Bué!!!
Viajar pelo interior de Angola, ainda só é possível graças ao apoio dos residentes luso-angolanos. Não existem vias de comunicação, alojamentos e alugar viaturas é caríssimo. Aliás, tudo é caro, excepto o preço da gasolina.
Sem o inestimável apoio da vasta comunidade portuguesa esta viagem teria sido quase impossível.
Mas, pelo que vimos, em três anos de paz já se fez muito e Angola está no caminho certo.
É um país de enormes recursos, muita riqueza mal distribuída e com grandes assimetrias, com muita juventude (6 jovens por cada adulto) e que está a desenvolver grandes esforços para reconstruir estradas e recuperar as infra-estruturas de um país com um território 14,5 vezes maior que Portugal. São milhões de chineses que se estão a ocupar dessas tarefas.
Em Angola há falta de tudo, mas não vi uma criança desnutrida ou a chorar.
A Paz em Angola já é uma realidade, e ninguém quer tornar a ouvir falar em guerra.
Angola é esperança, e irá crescer bué.
Dentro de uma década ou duas irá impor-se como uma grande nação africana.