27 abril 2007

Guia contra a Corrupção

Os funcionários e agentes da administração pública "não devem usar a sua posição e os recursos públicos em seu benefício". Esta é uma das recomendações do guia para prevenir a corrupção que o Ministério da Justiça (MJ) lança hoje para os diferentes sectores da sociedade e agentes da administração pública.

A lista dos deveres continua: "não devem tirar partido da sua posição para servir interesses individuais, evitando que os seus interesses privados colidam com as suas funções públicas" ou "solicitar ou aceitar qualquer vantagem não devida, para si ou para terceiro, como contrapartida do exercício das suas funções (caso de ofertas)".

Pretende-se que este guia, da autoria do Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação (GRIEC) do MJ, seja um "contributo para a prevenção e denúncia das situações de corrupção e de actos conexos", bem como para o "desenvolvimento de uma economia e de uma administração pública mais transparentes e mais justas", lê-se.

Definindo corrupção como a "prática de um qualquer acto ou a sua omissão, seja lícito ou ilícito, contra o recebimento ou a promessa de uma qualquer compensação que não seja devida, para o próprio ou para terceiro", distinguem-se os vários tipos de corrupção e citam-se vários casos de como se podem manifestar.

Dois exemplos: o funcionário de uma conservatória que recebe um presente por inscrever um acto sujeito a registo, desrespeitando a ordem de entrada dos pedidos e beneficiando aquele que lhe oferece o presente; ou o empresário que promete compensação financeira a um titular de um cargo político para que este o indique como fornecedor preferencial de um determinado produto a exportar para outro país, violando as regras da concorrência e do mercado livre.

Para ajudar a prevenir e a combater a corrupção, que é crime público (de investigação obrigatória), o MJ apela à sua denúncia: "Denuncie qualquer situação de corrupção de que tenha conhecimento às autoridades competentes." E salienta-se que é um "dever legal denunciar" as situações irregulares.

Para incentivar as denúncias, enunciam-se as medidas de protecção às testemunhas dos crimes, como a não revelação da identidade ou os programas especiais de segurança, medidas que também podem abranger os familiares e pessoas próximas dessas testemunhas. Ao sector privado é recomendado "a adopção de códigos de conduta com responsabilização ética de todos os colaboradores", formação para identificar e denunciar casos de corrupção ou o desenvolver de "práticas e sistemas de gestão que incentivem relações de confiança".
Paula Torres de Carvalho in Público

Encerramento da Temporada



Na Sierra Nevada encerrou a época de ski.
Os monitores, funcionários e empregados de hotelaria costumam organizar uma festa (tipo particular) para comemorar o encerramento da época, e a Esquadra dos Alpes tem por hábito marcar presença na confraternização com os "nuestros hermanos".

Enviámos uma pequena comissão representativa, mas o mau tempo não ajudou em nada. Neve havia, e até muitas pistas abertas, mas também havia muita chuva e vento. Foi uma "festa" cinzenta, em que o passatempo foi a câmara fotográfica.

25 abril 2007

O Túnel do Marquês abre hoje

Depois de acessas polémicas e embargos cautelares, eis que ao fundo do túnel se começa a ver luz, mas as polémicas continuam.
A obra, que foi bandeira de Santana Lopes, será hoje inaugurada (com visitas a pé até às 20h) e está a ser contestada no capítulo de segurança pela Associação de Bombeiros.

Há quem diga que vai trazer mais automóveis para o centro da cidade. Outros apontam-no como sendo uma das soluções milagrosas para o descongestionamento do trânsito em Lisboa. A prova de fogo vai começar amanhã às 20 horas quando, mais de quatro anos após a adjudicação da obra e dois anos e meio depois da data inicialmente prevista para a sua inauguração, o polémico túnel do Marquês abrir as portas ao tráfego. Saber Mais in Arquitek »»»

24 abril 2007

Cidade Desportiva do Dragão

Da nova geração de estádios construídos para o Euro 2004, o Estádio do Braga foi o que mais se impôs pela sua originalidade e prémios que conquistou, e o Estádio da Luz pela sua maior dimensão.
Mas confesso que o Estádio do Dragão sempre me causou admiração pelo seu sentido estéctico, funcionalidade e contexto volumétrico.

O projecto do Arquitecto Manuel Salgado é excelente, e a integração do Complexo Desportivo do FC Porto no contexto urbanístico local, de características bem difíceis, constituíu um bom desafio de adaptação, que considero exemplarmente solucionado por Manuel Salgado. Agora vem aí o Pavilhão Desportivo.



O F.C. Porto lançou a primeira pedra do «Dragão Caixa» e apresentou o projecto do novo pavilhão desportivo do clube. Inicialmente pensado como pavilhão multiusos, o espaço acabou por ser projectado apenas como um pavilhão desportivo. Vai servir as modalidades amadoras do clube, tornando-se a casa do andebol, do basquetebol e do hóquei em patins (para os jogos e para os treinos). Saber Mais e Fotos »»»

Pois é, mais um Blog da Rede MINDE.EU.
Alguns de vocês estão a pensar: Este gajo é doido. Não consegue dar conta do recado dos outros blogs, e agora porquê mais um?
E têm razão !!
Quem me conhece sabia que este tema tinha que vir "à baila" mais tarde ou mais cedo. É um blog sobre Design e Arquitectura, e na verdade já existe a algum tempo. Tem é estado "escondido" e a servir de arquivo para alguns temas já publicados aqui no Xarales.

18 abril 2007

Massacre na Universidade dos EUA

"Vocês obrigaram-me a fazer isto.”
Se mais provas fossem necessárias sobre o estado profundamente perturbado da mente por detrás do bárbaro massacre na Universidade Técnica da Virginia, a nota assinada pelo atirador retira qualquer dúvida. Cho Seung-Hui, estudante sul-coreano de 23 anos, foi ontem identificado pela polícia como o assassino que matou a sangue-frio 32 colegas e professores, e provocando ainda 24 feridos. Era um jovem “sossegado” e “solitário”.


Vídeo gravado com telemóvel por um aluno, Jamal Albarghouti

Os motivos por detrás do pior massacre numa escola norte-americana continuam por apurar, mas a nota deixada no quarto do atirador poderá conter algumas respostas. A polícia não divulgou o teor da carta, mas várias fontes falam numa escrita “perturbada”, cheia de ódio contra os “rapazinhos ricos” e os “charlatães enganadores” da universidade.



Um desgosto de amor poderá estar por detrás do seu acto tresloucado. Segundo várias fontes, terá perdido a cabeça porque desconfiou que a namorada, Emily Hilscher, o traía. Na segunda-feira de manhã, após uma violenta discussão no dormitório onde ela vivia, matou-a. Outro aluno que acorreu para ver o que se passava foi a vítima seguinte. Ninguém sabe ao certo o que Cho fez durante as duas horas seguintes. Ao que tudo indica terá ido ao seu quarto, escreveu a nota de despedida, vestiu um colete à prova de bala e saiu de casa com duas pistolas carregadas de munições numa mochila. Entrou em Norri Hall, o edifício de Engenharia, trancou as portas com correntes e desatou a disparar. Calmamente, foi de sala em sala, alvejando metodicamente quem lhe aparecia à frente. O massacre durou pouco mais de dez minutos. No fim, disparou sobre si próprio, arrancando parte do rosto.




O gosto e apetência dos americanos pelas armas tem estes revés.
Para os que se opõem às leis liberais do país, o problema reside no fácil acesso às armas. Para outros, a culpa é da cultura de violência promovida através do cinema, da música e dos videojogos.
O porte de armas é visto como um importante direito civil nos EUA. A maioria dos democratas defende maior controlo, ao contrário da maioria dos republicanos.
38 dos 50 estados norte-americanos contemplam o direito de porte de arma como autodefesa.
Crê-se que há cerca de 200 milhões de armas em circulação nos EUA.
30 000 pessoas morrem anualmente nos Estados Unidos vítimas de ferimentos provocados por armas.
Apesar da frieza dos números, a National Rifle Association, um lóbi poderosíssimo, continua a defender a liberalização das armas.

Este terrível incidente que fez chorar a Améria veio pôr mais uma vez o dedo na ferida na segurança dos cidadãos americanos. È um problema "bicudo". Não é só do foro administrativo, mas mais ainda do foro cultural. Os americanos sempre tiveram armas, e foi assim que conquistaram o Oeste.

13 abril 2007

Correio dos Leitores

Um leitor identificado enviou-nos um artigo sobre um tema actual e em debate, solicitando a sua publicação. Todo o conteúdo do texto é de sua autoria e responsabilidade.

Subsidiado Para Torturar

"Faltam poucos dias para se esgotar o prazo de votação/assinatura da Declaração Escrita nº 0002/2007, criada com o louvável intuito de terminar com a queima de fundos nesse embrutecedor espectáculo de escassa audiência que é assistir à agonia de um negro de outra espécie.

A Tourada é um foco infeccioso de mentes sádicas, uma atracção turística de sanguinários que exacerba o que de pior há no ser Humano. A razão porque isto não é evidente para todos chama-se Tradição. As crianças são levadas para as arenas onde se vão tornando complacentes com a violência e indiferentes à tortura de animais para divertimento, como um dia o foram os seus pais.

De tão ocos que são, até hoje, e por mais exaustiva que seja a pesquisa, nunca encontrei um único argumento dos aficcionados da "Festa Rija" que se considere válido à luz deste século.

Se a Cultura é o espelho de uma dada sociedade é então repugnante que na nossa ainda haja quem se reveja numa prática cruel e malvada que perpetua o primitivo gáudio colectivo pela escravatura, escondendo-o em multi-coloridas peças de lantejoulas.

Mas antes de se tratar de defesa pelo bem-estar dos animais, trata-se de uma questão de prioridades e coerência orçamental.
Os criadores de touros de lide recebem subsídios da União Europeia através da Política Agrícola Comum. Com esta Declaração todos os EuroDeputados têm neste momento em mãos o poder-cometa de não permitir que se continue a sustentar toda a corja dos parasitas da Tauromaquia que tentam por todos os meios e lobbies agarrar este subsidio pelos cornos.
Aqueles que não a assinarem estarão a declarar que não têm, no mínimo, a capacidade da Gestão: num momento de contenção em que se reduzem verbas até em actividades de 1ª necessidade, é absurdo que se financie um espectáculo bárbaro que ofende a muitos mais do que a decrescente minoria a que agrada."
João Dalion - daliondolka@clix.pt

07 abril 2007

04 abril 2007

1º Aniversário do Xarales



Foi a 4 de Abril de 2006 que iniciámos as primeiras experiências neste mundo blogosférico. O Xarales completa hoje um ano de publicações e muitas horas dispendidas. Já lá vão 330 publicações com milhares de fotos e dezenas de vídeos.
Se me perguntarem, Porquê ? Não sei. Talvez a resposta esteja no 1º post que publiquei neste blog:

Porquê ?
Porque a vida é bela e alguns fazem dela uma chatice.
Porque somos todos iguais e todos diferentes.
Porque o Sol quando nasce é para todos.
Porque a minha liberdade acaba onde começa a tua.
Porque querer é poder.
Porque a esperança deve ser a última a morrer.
Porque mudar não significa destruir.
Porque o triunfo depende de uma boa equipa
....e porque o Benfica vai ser campeão europeu... ( pró Ano)

NOTA:
Para Comemorar o Aniversário, convidámos a Shakira que oferece hoje um concerto no Pavilhão Atlântico. Estão todos convidados! (basta aparecer com o bilhete)

Welcome, Shakira !!!



Shakira está entre nós para mais um concerto. E personalidades como ela são sempre benvindas. A bela colombiana de 26 anos, (solteira) vai oferecer-nos hoje um concerto no Pavilhão Atlântico, no âmbito de uma digressão mundial.

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, Colômbia, a 2 de Fevereiro de 1977, e escreveu a sua primeira canção com apenas oito anos. Aliás, é das poucas artistas pop que escreve as suas músicas e letras... Saber Mais e Vídeo »»»

03 abril 2007

Crazy Horse em Lisboa



Sinónimo de beleza, estética, vanguarda e arte, o espectáculo da carismática sala parisiense chega, pela primeira vez, a Portugal. Criado por Alain Bernardin, "Crazy Horse" homenageia a beleza feminina, elevando a nudez ao estatuto de arte. De 3 a 29 de Abril, no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa.

Considerado um classicista na modernidade, Alain Bernardin apresenta em "Crazy Horse" o ideal da beleza feminina, conceito que vai actualizando de acordo com a evolução ditada pelos criadores de sectores tão variados como a moda, cinema ou publicidade.

Sendo um "verdadeiro templo do nu" onde a beleza feminina é realçada e festejada, no Crazy Horse não há lugar a retoques estéticos via cirurgias plásticas ou implantes de silicone. A identidade de cada bailarina é preservada do público através da adopção de um "nome de palco", que lhe garante uma determinada personalidade e papel exclusivo no espectáculo, e pela proibição de contactos e relacionamentos com elementos da audiência. Saber Mais »»»

02 abril 2007

"Ferrari 60 relay"



Vamos ser invadidos pelos Ferraris.
É verdade! Hoje (2ª Feira), Lisboa, Cascais e Sintra vão ser palco de uma verdadeira invasão das máquinas do "cavalinho rampante". Neste mundo não há crise !!!
Para comemorar o 60º aniversário, a Ferrari organizou o "Ferrari 60 relay", que é uma enorme caravana de Ferraris que está a atravessar os cinco continentes do mundo. Teve início no passado dia 28 de Janeiro em Abu Dhabi, cidade onde será construído o futuro parque temático da marca, passará por 50 países em 148 dias, e terminará em Maranello, sede da Ferrari em Itália, no dia 24 de Junho.




Lisboa será hoje a anfitriã da caravana, que arrancará do Terreiro do Paço, circulará através da Marginal até ao Guincho, Sintra, Cascais, com chegada na Av. da República.
Se você fôr um daqueles felizardos que têm um "Cavalinho Rampante" na garagem, fique já a saber que é altura de dar banho á máquina e participar na caravana. A Ferrari convida !!!
Mais info: www.ferrari60relay.com


Por aqui passará o futuro da Ferrari. São 20 modelos (frente e verso) seleccionados no concurso mundial "Ferrari: Continuação do Mito"