02 agosto 2006

As Festas do Covão do Coelho

Realizaram-se no passado fim-de-semana, no Covão do Coelho, as habituais festas em horra de N. Sª. da Conceição.
Com agrado, podemos afirmar que se trata de uma das maiores festevidades de Verão realizadas nesta região do País.
De cariz marcadamente popular, as festas contaram com uma extensa programação, destacando-se um festival de ranchos folclóricos, a actuação da banda da S. M. Mindense, a actuação do excelente conjunto FH5, e a exibição do popularissimo Quim Barreiros que trouxe ao recinto de festas do Covão do Coelho uma das maiores enchentes de sempre: mais de mil pessoas.
No último dia, terça-feira, realizou-se a habitual sardinhada que culminou com um jogo de bola entre solteiros e casados. Pelo meio, do programa ainda constou a actuação de várias bandas e conjuntos, assim como a programação de índole religiosa e outras actividades.

De longe, estas festas já ultrapassaram as festas de Minde que se realizam no próximo dia 15, e já rivalizam, em ordem de grandeza, com as Festas de Maio que se realizam na sede de freguesia.
Enquanto que as festas em Minde, realizadas em recinto fechado, são dirigidas básicamente à comunidade local, com a venda de mesas e lugares pré-reservados, as festas do Covão do Coelho, mantêm a tradição popular, com total abertura à participação de forasteiros sem as restrições de mesas reservadas e pré-pagas.
O cheiro a eucalipto ainda se mantém, e o ambiente é sempre divertido. Parabéns Covão do Coelho e votos de continuidades !!!

As datas e as Festas do Vale Alto

Tem originado uma certa rivalidade a escolha de datas para a realização dos festejos.
Últimamente têm alternado as festas do Covão do Coelho e Vale Alto entre o primeiro e o segundo fim-de-semana de Agosto, sendo a primeira data o alvo preferencial das duas povoações. Inicialmente esta era a data das Festas do Vale Alto, mas últimamente o povo do Covão do Coelho tem levado a sua avante.
Segundo parece, para o próximo ano, uma das comunidades, tirando partido do nosso pároco ainda ser novo na freguesia, tentou enfluenciar o mesmo para que este tomasse determinada posição. Mas o padre Albino, não é homem de ir em cantigas, e terá afirmado :
"Por mim as festas até podem ser no mesmo dia, marquem é as missas para horas diferentes". E mais não acrescentou.

Esta disputa de datas promete renhidas controvérsias e, de acordo com algumas informações, parece que os organizadores das Festas do Vale Alto jogaram na antecipação e já asseguraram junto do bispo de Leiria que as festas da terra no ano de 2007 serão no primeiro fim-de-semana do mês de Agosto.
Entretanto, no próximo "weekend" realizam-se as festas anuais do Vale Alto.
O melhor será não olharmos a datas e irmos a todas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os gajos do Covão queriam passar a perna à malta do Vale Alto mas lixaram-se.

Anónimo disse...

És um intriguista de m.... O Vale
Alto parece nome de cavalo.Eu não conheço as vossas disputas entre aldeias mas sei que tu só podes ser um(a) intriguista amaricado frustado.

Anónimo disse...

Digo Frustrado e Beato ou Beata Falsa.Vai fazer queixinhas ao Bispo e já que tás aqui queixa-te a
Deus.Ele deve estar interessado no assunto!!!!1Duh!!!Duh!!!!!
Betinhos!!!