10 janeiro 2007

Dakar: Espectáculo e... Tragédia




Sou um aficionado do Dakar e adoraria alguma vez ter o previlégio de participar. Porporciona imagens espectaculares e deve ser uma aventura inesquecível.
Contudo, o factor competitivo tem sido fatal nos últimos anos, e ontem na 4ª etapa do Lisboa-Dakar que ligou Er Rachidia e Ouarzazate, esta prova ficou marcada por mais um trágico acidente, que vitimou o motociclista Sul-Africano, Symons Elmer de 29 anos de idade, tendo vindo a falecer após uma queda, ao quilómetro 138.
Este facto não é inédito, pois quase todos os anos ocorrem acidentes trágicos que roubam a vida a alguns pilotos. Perante tais factos, interrogo-me sobre o porquê da continuidade de uma prova tão dura, e que tantas vidas tem "ceifado".
Acabo por chegar à mesma conclusão que, provavelmente, é a mesma dos organizadores da prova: "Por morrer uma andorinha não se acaba a Primavera".
É uma conclusão com "sabor amargo", mas a verdade é que todos os dias morrem dezenas de pessoas nas estradas e não se pode acabar a circulação automóvel. São as leis da vida, onde o imponderável está sempre ao dobrar da esquina.
Os pilotos têm consciência no que se vão meter, e o melhor que se pode tentar fazer é ir melhorando as condições de segurança, mas, quando os acidentes ocorrem, paira sempre no ar o sentimento de tristeza e um certo desencanto perante a prova.
Resta-me lamentar e homenagiar aqui o malogrado Symons Elmer, desejando que situações destas não se voltem a repetir.

Aproveito para felicitar o "tuga" Carlos Sousa que está fazer uma excelente prova, ocupando a 3ª posição da geral.

Para acompanhar o Lisboa-Dakar, os melhores sites são :
www.dakar.com
www.dakar.iol.pt

Sem comentários: