04 janeiro 2007

Já somos quase 500 milhões

Com o novo alargamento da Comunidade Europeia, passamos a contabilizar 492,8 milhões de habitantes.
A partir do primeiro dia do ano já somos 27 países que integram a Comunidade Europeia.
Menos de três anos depois do maior alargamento da história da UE, de 15 para 25 Estados-membros, o espaço comunitário alarga-se novamente a Leste, com Roménia (21,6 milhões de habitantes) e Bulgária (7,7) a representarem um aumento de 6% da população comunitária.
Com a adesão destes dois países, a União completa assim o seu quinto alargamento desde a sua fundação, em 1957.
Os dois novos membros da União passaram, no entanto, a ser os mais pobres países dos 27, não só devido ao seu Produto Interno Bruto ser bastante inferior à média comunitária, mas também por causa da sua inflação, muito alta.
O próximo alargamento da União deverá acontecer apenas em 2010 com mais uma adesão a leste, a da Croácia.

Entretanto, a Eslovénia aproveitou a data e oficializou a sua adesão á moeda única (euro), sendo o 13º estado-membro a aderir.
Nas recomendações aos novos membros, a Comunidade Europeia tem apontado Portugal como exemplo a "Não Seguir". Porque será ?
Já éramos muitos, passamos a ser mais, e neste comboio da Europa, viajar nas últimas carruagens começa a ser um incómodo e uma desvantagem.
Muitas das desaproveitadas ajudas comunitárias já lá vão, estas agora têm outros destinos, e nós somos apenas um pequeno país a oeste da Europa com apenas 10 milhões (2%) de habitantes. Mas com características que podem marcar a diferença. Basta Querermos !!!

Sem comentários: