"Este ano há um número recorde de participantes, com 570 equipas, divididas por 245 motos, 20 "quads", 205 automóveis e 100 camiões que vão estar na partida a 5 de Janeiro em Lisboa", afirmou Gilles Jordain, o director desportivo da ASO.
A prova de 2008 conta com 32 participantes portugueses inscritos 16 automóveis, 13 motos, dois "quads" e um camião, participação que supera a de 2007, na qual estiveram 26 veículos em competição.
Apesar de contar com o mesmo número de etapas (15) que no ano anterior, a edição de 2008 vai ter mais quilometragem, com os pilotos a terem pela frente um total de 9.273 quilómetros, 5.736 dos quais contra o cronómetro.
A prova arranca de Lisboa no dia 5 de Janeiro e termina a 20 do mesmo mês em Dakar, com um dia de repouso a 13, na Mauritânia, um dos cinco países por onde a caravana vai passar durante a prova, que, por razões de segurança, não vai passar no Mali. Lisboa-Portimão (total de 486 quilómetros) será a primeira das 15 etapas, mas o traçado da especial (com 120 quilómetros) será consideravelmente diferente de 2007, ano em que a areia da comporta, em Grândola, gerou algumas críticas na caravana.
Por isso, a organização escolheu a zona do Ribatejo para a primeira especial do Dakar 2008, mas manteve a serra algarvia como palco privilegiado da segunda especial, que será percorrida na segunda etapa, a que ligará Portimão a Málaga (distância total de 535 quilómetros e especial de 60).
Marrocos será a fase seguinte e a primeira em África, com quatro tiradas, com a caravana a entrar depois na Mauritânia, que acolherá oito etapas, até à entrada no Senegal.
João Lagos, responsável pela organização portuguesa do Lisboa-Dakar, anunciou ontem o prolongamento, até 2009, da partida do rali de todo-o-terreno da capital lusa.
Fonte "Jornal de Notícias" - Site Oficial - http://www.dakar.iol.pt/
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