09 agosto 2007

Rumo à Estação Espacial Internacional



O vaivém Endeavour descolou esta noite da Florida com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando a bordo sete astronautas, incluindo uma antiga professora que treinou para missões espaciais ao lado da colega que perdeu a vida em 1986, na explosão do Challenger.
O vaivém partiu às 18h36 (23h36, em Lisboa) do Cabo Canaveral, na Florida, após confirmadas as boas condições meteorológicas para a descolagem.



Esta é a segunda missão tripulada da NASA em 2007 e a primeira da Endeavour em cinco anos, tendo sido o último dos três vaivéns da agência espacial americana a regressar ao espaço após a explosão do Columbia, em Fevereiro de 2003.
O acidente no regresso à Terra, que provocou a morte de sete astronautas, revelou as fragilidades das actuais naves da NASA, que tem já em curso um programa de substituição, que deverá iniciar-se em 2010.



O vaivém, alvo de intensas actualizações ao longo dos últimos anos, deverá acoplar à ISS durante o dia de amanhã. Durante os dez dias da missão será instalado uma nova parte da estrutura metálica, substituído um braço mecânico de transporte de carga entregue mais de duas toneladas de equipamento.
Ao todo, serão necessárias mais onze missões para concluir a estação, que deverá estar completa aquando da passagem à reforma dos vaivéns.



Entre os sete tripulantes da missão está Barbara Morgan, uma das duas professoras que há duas décadas concluíram os treinos para efectuar a primeira lição a partir do espaço. A escolhida acabou por ser Christa McAuliffe, que acabaria por morrer na explosão do vaivém Challenger durante a descolagem, o primeiro grande acidente a manchar o programa de vaivéns.
Morgan, já afastada do ensino, entrou há nove anos para o corpo de astronautas da NASA e irá participar na missão da Endeavour como operadora de um braço mecânico, embora esteja previsto que efectue algumas missões educativas durante a missão.

In Público

Sem comentários: