26 novembro 2007

O Fumo do Desrespeito

Quando alguém ao meu lado acende um cigarro... cheira-me a desrespeito.

Neste preciso momento e país, pareceria bizarro percorrermos uma linha de cafés ou restaurantes, entrarmos em todos e verificarmos que em nenhum se sentia o incómodo do ar conspurcado de fumo. Será um cenário comum numa sociedade ecologicamente mais evoluída que ainda não temos porque ainda há demasiada gente egoísta que, ignorantemente, se está a marimbar para qualquer questão de semelhante teor evolutivo da Humanidade.
Dentro deste lote estão muitos Fumadores, cujo lobby já muitos dos seus tentáculos mexeu para adulterar o caminho inicial da Lei do Tabaco que vinha em defesa de uma sociedade sem fumo, que vinha lutar pela qualidade do ar em TODOS os sítios públicos fechados, algo básico a que todos deveríamos ter direito...

Se há algum fumador que se sinta ofendido pelas intenções de uma lei anti-tabaco peço-lhe que tente imaginar quantas vezes os seus concidadãos não-fumadores se privaram de ir "tomar um copo a qualquer lado" para evitarem sair de lá de garganta irritada e olhos lacrimejantes! Isto é o que a maioria dos estabelecimentos nocturnos (cujos proprietários são quase sempre fumadores) tem para oferecer!

Todos os dias surgem vítimas de fumo passivo!
Basta de tolerância para quem nunca a mereceu!
João Dalion - daliondolka@clix.pt



COMENTÁRIO:
Um texto enviado por João Dalion. Apesar de fumador, concordo integralmente, e não me sinto ofendido com a nova lei anti-tabaco. Podia até ser mais rigorosa, como em França e Itália.
Aceito perfeitamente que o acto de fumar, além de ser um atentado contra a saúde, também é uma falta de respeito para com os outros. Penitencio-me e prometo que.. um dia destes, deixo mesmo de fumar !


Sem comentários: