29 outubro 2008

Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

O Festival de Gastronomia de Santarém vai na 28º edição e, apesar de algumas mudanças, continua a proporcionar uma viagem por Portugal através dos sabores de várias regiões.
Tem a mesa posta na Casa do Campino em Santarém, desde o dia 13 de Outubro até ao dia 2 de Novembro, e ao longo destes dias, a organização conta receber mais de 100 mil visitantes.

Com um investimento superior a 100 mil euros realizado pela Região de Turismo do Ribatejo, assiste-se á diminuição do número de restaurantes de 18 para 13, mas permitiu também aumentar a área de serviço de cada um, que têm mais lugares sentados.

O mais representativo festival gastronómico nacional aposta este ano no diálogo de sabores e saberes entre a cozinha tradicional portuguesa e a cozinha contemporânea.
Pelos espaços da Casa do Campino têm passado os melhores gastrónomos e iguarias do país mas também de Espanha ou São Tomé. Cada dia é dedicado a uma região, destacando-se os dias temáticos do Ribatejo (dia 17), Douro (21), Alentejo (23), Beira Litoral (24), Minho (25), Trás-os-Montes (26), Beira Interior (28), Região do Oeste (29), Serra da Estrela (31) e Açores (1 de Nov.). Destaque ainda para o Dia das Tasquinhas, a 20 e 27 de Outubro, sempre um dos eventos mais fortes do festival.
O encerramento, no dia 02/11 (Domingo) é destinado às Equipas Olímpicas de Cozinha.



Os visitantes queixam-se que está a perder-se o espírito popular do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. As tasquinhas onde se petiscava ao balcão foram desaparecendo e hoje são uma minoria.

Para além da gastronomia, o festival dedica um espaço à mostra e venda de artesanato e apresenta um programa de animação que inclui desfiles de campinos e várias actuações de grupos folclóricos.

Sem comentários: