31 outubro 2006

Um Fim-de-Semana DeLuxe

Minde-Online

Está de Parabéns a Sociedade Musical Mindense pelo seu 91º Aniversário, pelo bonito fim-de-semana que nos proporcionaram, e pelo excelente trabalho desenvolvido e bem patente no concerto que nos ofereceu.
Está de parabéns Minde pelo privilégio de possuir um património e um legado que se tem vindo a edificar ao longo de um século e que é um verdadeiro hino à cultura. A Banda da Sociedade Musical Mindense está a caminho de um patamar musical elevado e com um reportório de muito bom gosto e só tocado por grandes orquestras. Continua »»»»

Minde-Online

Depois da tempestade vem a bonança, e estes últimos dias têm sido a prova do famoso dito.
Após as valentes chuvadas da semana passada, que tantas inundações e estragos provocaram, eis um fim-de-semana solarengo, sem vento, nem as folhas mexiam, e com temperaturas mais a lembrar os serões de Agosto do que as noites de fins de Outubro.
E, mais bonito ainda, a nossa mata já apresenta este aspecto.
Se juntarmos a isto, muita música na terra com concertos e desfiles de 3 bandas filarmónicas, mais uma espectacular festa de amigos na Serra de S. António, podemos dizer que foi um fim-de-semana em cheio. Para ajudar, ainda ganhámos uma hora no relógio. Continua »»»»

E o Fim-de-Semana não podia ficar completo sem uma referência à espectacular festa de aniversário de 3 jovens do Ninhou que se realizou numa propriedade na Serra de S. António.
Mais de cem eram os convidados para "devorar" um porco e curtir uma noite inteira ao som de boa música e gente bonita.
A festa era temática, e os Rambos, Samurais, Bailharinas e outros bobos da corte não deixaram de comparecer.
Estava uma festa "muito in".
Parabéns aos Aniversariantes.

No meio de tudo isto, só o desporto para estragar o ambiente. Os leões começaram logo a sofrer na 6ª Feira, para depois o meu Benfica ser batido pelo Porto nos descontos. Pior ainda, foi o Futsal do Vitória ter ido perder a Ourém. Mas isto é doutra secção.
Consulte www.vitoriam.blogspot.com

27 outubro 2006

91º Aniversário da SMM

Minde-Online

Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro ocorre mais um Aniversário da nossa Banda, o 91º.
Vamos mais uma vez celebrá-lo na companhia dos mindericos que desejarem juntar-se a nós e de duas bandas convidadas, a Sociedade Filarmónica Portimonense (Portimão) e a Banda Filarmónica da Vitória (Carregueira) que tão gentilmente acederam ao nosso convite.
Ver Programa »»»

Geração Rasca

Com o pseudónimo de Tenório da Silva, um anónimo, com uma certa ironia, deixou o seguinte comentário, num dos posts :

«Vocês andam todos com vistas curtas.
Esta é uma geração de políticos que vai dar a volta a isto. Que quando saírem do poder, daqui a muitos e bons anos, terão as portas do panteão dos "Grandes Mindericos" abertas de par em par.
É assim que se faz política e que se avança com uma terra. Decidir, ainda que mal, mas decidir. Depois de decidir, logo se fará...

Têm de compreender uma coisa. Portugal (e Minde e Alcanena) ainda tem muitos resquícios do estado novo, com as suas virtudes e defeitos.

Esta maneira de actuar, de decidir e de governar é herdada da mentalidade desse tempo, que, agora constata-se, irá perdurar em Portugal durante muito, muito tempo.
O apego ao pequeno poder. A invejazinha. Os complexos sectários. O secretismo das decisões. E muitas outros aspectos...

É que, muda-se um regime numa manhã com uma viagem de Santarém ao Bairro Alto; mas não se mudam mentalidades, vícios, procedimentos e hábitos de décadas, etc, etc, por decreto ou em alguns anos...

Um forte abraço Minderico,

Tenório da Silva, amante da democracia e da liberdade»

Numa primeira leitura, este é mais um daqueles comentários de quem não está satisfeito com a actual situação.
Numa segunda leitura, acabamos por concordar com esta triste realidade:
Passados trinta anos de pseudo-democacia pouca coisa mudou. Ou, se mudou, estamos a assistir a um retrocesso. Pelo menos, no nosso concelho é o que verificamos.

E de quem é a culpa? A culpa é toda nossa.
Somos capazes de nos insurgir contra um penálti mal assinalado e de andar semanas a discutir se houve ou não fora-de-jogo num simples jogo de bola, mas, nas coisas importantes da vida, refugiamo-nos no silêncio e assobiamos para o lado.
Apenas levantamos o dedo quando os nossos interesses estão no tabuleiro. Esses tais interesses, mesmo que pejados de imoralidade, estão acima de tudo. Os outros que se lixem.

A comunidade sempre foi a prioridade que norteou as grandes decisões dos nossos antepassados, mas nos tempos que correm esse espírito do colectivo desapareceu.
Somos demasiado egoístas, preocupados apenas com o n/ bem-estar.
Só nos interessamos pelos assuntos comunitários quando esperamos tirar dividendos ou benefícios dessas mesmas questões. Sejam eles morais ou materiais, apenas queremos ser os actores principais, nem que seja no filme errado. Temos o sentido apuradíssimo dos direitos, mas dos deveres…

E tudo isto para dizer o quê?
Para dizer que precisamos mudar de atitude.
Para dizer que, comparados com os nossos avós, não passámos de uma geração rasca que só tem olhos para o seu umbigo.
Para dizer que o futuro se constrói com união e não com protagonismos individualistas que não nos levam a lado nenhum.
Afinal, a vida é apenas uma passagem !!!

26 outubro 2006

Não deixe de ser Rico

Amanhã você tem a oportunidade de entrar para o restrito clube dos multi-milionários. São 113 milhões de euros que o EuroMilhões lhe poderá oferecer.
Afinal, acertar em cinco números, mais duas estrelas, não é nada de outro mundo e está ao seu alcance.
Depois não diga que não o avisei. Não fique á espera. Vá a correr registar o seu boletim e depois espere calmamente que a sorte esteja do seu lado. Quem sabe, "às vezes a coisa pinta".
Faça como o ministro Manuel Pinho: Dê um pontapé na crise!
Se não me sair a mim, faço votos para que lhe saia a Si.
Costumo dizer que não me importo nada de ser pobre, desde que os meus amigos sejam todos ricos. BOA SORTE !!!
PS: Se lhe sair não se esqueça dos amigos!!!

25 outubro 2006

Centro Cultural de Minde

No site http://www.minderico.com
o n/ conterrâneo Américo Manha publicou uma notícia em que citava: «Foi anunciado na última Assembleia Municipal, 25/09/2006, a conclusão da 2ª fase para a construção do Centro Cultural de Minde.»

Confesso que não sei se é verdade ou mentira, pois nunca assisti a nenhuma Assembleia Municipal, mas fiquei satisfeito com a notícia. É sinal de que alguma coisa está a ser feita.
Como não era citada a localização do tão badalado Centro Cultural, nem o próprio Américo Manha sabia dizer onde, fiquei curioso e dirigi-me ao site da CM de Alcanena para consultar a acta da referida Assembleia.
Mais uma decepção. A última acta de Assembleia Municipal publicada tem a data de 03 de Março de 2006.
Pensei: Isto é incrível. Mas o que é que estes gestores todos da Câmara estão lá a fazer? Ganham um ordenadão pago pelos nossos impostos e nem sequer têm tempo para “fazer o favor” de mandar publicar as actas?
No portal minderico deixei o seguinte comentário: “Com este executivo da CMA, eu até já tenho saudades do salazarismo.”

Podem afirmar que sou “má língua” e que estou sempre a dizer mal desta aglutinação de políticos sem política que governam (ou desgovernam) o n/ concelho, mas por mais que me esforce não consigo arranjar nada que possa dizer de positivo.
Cada vez ganha mais consistência a já célebre frase do Sr. Agostinho Nogueira publicada no Jornal de Minde: «Há muito quem queira mamar na teta, não há é quem dê palha à vaca...»

Já agora: Alguém sabe informar alguma coisa sobre esta 2ª fase da construção do Centro Cultural de Minde? Ou é mais um segredo que apenas diz respeito a alguns iluminados ICA,s?
Eu também sou minderico e pago impostos (para pagar os altos ordenados de alguns), pelo que gostava de saber o que se está a planear na minha terra.

Diário de um Cruzeiro

béu-béu

Querido Diário...Primeiro Dia:
Estou preparada para fazer este maravilhoso Cruzeiro. Trouxe na mala minhas melhores roupas! Estou excitada!! Continua »»»

24 outubro 2006

Contas com irregulariedades

«Nenhum partido cumpriu a lei das contas na campanha eleitoral das legislativas de 2005. É esta a conclusão da análise feita pelo Tribunal Constitucional.
Pela primeira vez o tribunal analisou as contas dos partidos numa campanha e veio dizer que as irregularidades são pontuais e prendem-se com a transparência do controlo do financiamento da campanha.
Entre os partidos com assento parlamentar, PS, PSD, CDS-PP e bloco de esquerda são acusados de não reflectirem nas contas as receitas de contribuições.
Já da CDU diz-se que não transpôs para as suas contas o financiamento do Estado e, juntamente com o Bloco, apresenta documentos de despesas com deficiências.»

Se ninguém desta gente cumpre, como podem exigir que o simples cidadão cumpra ?

23 outubro 2006

Truques Velhos

Vitória MPinto da Costa acusou no Sábado Luís Filipe Vieira de o atacar publicamente por estar em campanha eleitoral e para desviar atenções do mau início de campeonato da equipa encarnada. O dirigente portista falava aos jornalistas na Câmara Municipal de Setúbal, e instado a comentar as declarações de Luís Filipe Vieira, em que este reafirmava que o processo "Apito Dourado" tem de avançar, Pinto da Costa sentiu-se visado e reagiu com duras críticas ao presidente do Benfica. Continua»»»

O espanhol Fernando Alonso sagragrou-se Campeão Mundial 2006 em Fórmula 1 ao volante de um Renault, e o FC Porto foi empatar a Alvalade no jogo grande da 7ª jornada.
Tudo isto, e muito mais em: http://vitoriam.blogspot.com/

22 outubro 2006

João Garcia à conquista do Shisha Pangma

Ska-Nevasse

João Garcia, o conhecido alpinista português que já escalou o Everest, está no Tibete a tentar alcançar o Shisha Pangma. A Expedição liderada pelo famoso alpinista, é constituída por mais quatro portugueses, teve início a 16 de Setembro e ficará concluída a 18 de Novembro.

João Garcia já conquistou sete das 14 montanhas de oito mil metros. Depois do Kangchenjunga, na Primavera, o alpinista português lança-se agora à conquista de mais um pico do Mundo, Shisha Pangma, no Tibete, montanha que já tentou escalar em 2002. Continua»»»

Daniela Teixeira atingiu o Cho Oyu

Ska-Nevasse

Entretanto, já chegou a Lisboa a alpinista Daniela Teixeira que a 7 de Outubro atingiu o cume do Cho Oyu a 8201 metros, tornando-se na primeira alpinista portuguesa a atingir um cume com mais de 8000 metros. Continua »»»

20 outubro 2006

Chuva e Vento



Chuva e ventos fortes tem sido a receita dos últimos dias, tendo a região centro do país sido muito afectada, pelo menos durante os períodos nocturnos.
No Ribatejo até se assistiu a um fenómemo pouco usual entre nós.
Um tornado atingiu o distrito de Santarém deixando um rasto de destruição numa extensão de 50 quilómetros, entre Pernes e Sardoal, e levando momentos de pânico à população. Houve telhas e contentores do lixo pelo ar e duas centenas de edifícios sofreram danos.
Em Porto de Mós, Leiria, os ventos fortes também fizeram estragos e desalojaram várias pessoas.

De imediato não se prevêem grandes alterações, estando toda a zona costeira em alerta laranja.
A Protecção Civil recumenda precauções, designadamente em construções com coberturas pouco sólidas, nas obras, e em todos os locais onde o vento possa arrastar objectos.
Na estrada, as recomendações do costume e lembre-se que o seguro morreu de velho.

KATON - O Viagra das Mulheres

béu-béu

Cientista japonês descobre novo Viagra feminino, o produto é conhecido pelos japoneses pelo nome de KATON. Saber mais »»»

19 outubro 2006

Começa a ficar difícil



Não fui daqueles que votei em José Socrates, mas confesso que o homem me supreendeu e até tenho estado a gostar da sua coragem em começar a mexer em assuntos que até agora eram quase intocáveis.
A semana passada veio a terreiro o Ministro da Economia anunciar que a crise tinha acabado, para um dia depois vir dar o dito por não dito.
Mas nem era preciso vir desmentir. Basta verificar o número de aumentos que o governo tem vindo a anunciar, como a assistência médica, combustíveis, àgua, electricidade, etc., para verificarmos que a crise está para durar. O Governo anda aflito por dinheiro.

Agora chegou a vez de implantarem portagens nas SCUTs.
Eu até concordo com o príncipio de quem utiliza deve pagar. Se nós pagamos portagem para nos deslocarmos a Lisboa, porquê em outras auto-estradas andam de borla?
Mas esta medida revela uma brecha muito grande no projecto do PS. Enquanto oposição sempre se opuseram às portagens nas SCUTs, e na campanha eleitoral fizeram bandeira deste assunto. Prometeram: Connosco as SCUTs são isentas de portagens.
A corda não estica, e agora aí temos as portagens em três estradas do Norte. Rui Rio não gostou da idéia e veio perguntar o porquê só no Porto.
Por mim, isto incomoda-me pouco, mas não será uma grande falcatrua que o governo está a espetar ao seu eleitorado? O que se diz e promete nas campanhas eleitorais já não conta para nada?
Seja como for, começa a ficar muito difícil viver neste cantinho à beira-mar plantado.

Béu-béu - O novo blog



Quase ninguém se aprecebeu, mas já está no ar o blog que faltava à blogosfera do MINDE.EU.
Chama-se béu-béu e é um blog dedicado ao humor e á malandrice. Mais vocacionado para comunidade masculina, é um site que não se aconselha a menores de 18 anos. Dê uma vista de olhos »»»

18 outubro 2006

Uma Sede pró Vitória

Minde-Online

Embora envolvido com uma capa de mistério e secretismo, muito se tem escrito, falado e discutido sobre a futura construção das sede do CAORG e da banda da SMM.

É legítimo que esse assunto mereça estar na ordem do dia, mas não nos podemos esquecer as condições precárias em que está instalada a sede do VFCM.
Uma colectividade com mais de 50 anos de existência, e com um trabalho bastante louvável em prol do desenvolvimento desportivo em Minde, merece umas instalações mais condignas e com condições diferentes das que usufrui actualmente. Continua »»

17 outubro 2006

Lingerie preciosa

béu-béu

Para comemorar o 10º Aniversário do lançamento da linha de lingerie Fantasy Bra, os designers da Victoria’s Secret criaram um réplica de um sutiã em ouro branco de 800 quilates, impregnado com 2000 diamantes, rubis e esmeraldas.
O destaque vai para um diamante de 60 quilates.
A obra de arte está avaliada em 6,5 milhões de dólares, e será apresentada ao público hoje, 17 de Outubro, na loja de Herald Square em New York . O modelo escolhido para apresentar a jóia foi a tcheca Karolina Kurkova.

Está obcecado com esta monumental obra de joalharia ?
Ainda está a tempo de se meter num avião para não perder pitada do acontecimento. Caso tenha a sua agenda muito preenchida, facultamos-lhe mais algumas informações sobre Karolina Kurkova »Clique aqui»

16 outubro 2006

Os Donos de África

Distinus

Muitas vezes relegados para segundo plano, os verdadeiros donos de África continuam a ser os povos tribais. São eles os portadores da cultura, da arte e do espírito africano....

Os Mucubais
São um povo um pouco misterioso. A sua grande riqueza são os bois, e com eles um homem pode ter quantas mulheres quiser. Vivem em harmonia umas com as outras e são elas que trabalham nos campos e têm o máximo número de filhos para pastarem o gado.
Os homens limitam-se à gestão do trabalho e ao prazer. Andam semi-nus e cobrem-se apenas com peles e panos típicos e coloridos, não dispensando a catana. Continua »»»

15 outubro 2006

Um dia sem Crise

Afinal, a Crise não acabou!
Isto das crises é um negócio complicado. Nunca se sabe quando começam e acabam. São ainda mais imprevisíveis que o tempo. Na meteorologia, existem sempre uns indícios, e mais tarde ou mais cedo, o Sol brilhará. Nas crises não. Nunca se sabe quando voltaremos a ter bom tempo.
Depois, há muito tipo de crises, e, quando se pensa que se descobriu o antídoto para alguma, já fomos invadidos por uma série delas. São uma chatice. Pessoalmente, não gosto nada de crises. Gosto mesmo é da prosperidade e da fartura.

O nosso Ministro da Economia, Manuel Pinho, deve ter a mesma opinião que eu. Farto de tanta política miserabilista, foi a Aveiro e anunciou esta sexta-feira o fim da crise em Portugal:
«Acho que a crise acabou totalmente, acho que agora a dúvida que há é quanto a nossa economia vai crescer e quanto tempo vai durar para darmos totalmente a volta»
A oposição não foi em modas, e caiu-lhe em cima. “Declarações folclóricas” e “piadas de mau gosto” foram algumas das acusações.

Ontem, o n/ Ministro veio dizer que já não é bem assim.
A Crise Continua !!! Afirmou que era uma infantilidade a leitura que a oposição fez das suas palavras, já que o que pretendia era incutir optimismo nos portugueses.
«Ainda temos um longo caminho a percorrer, é preciso fazer um enorme esforço nas finanças públicas, mas os indicadores vão no bom caminho», considerou Manuel Pinho.

Afinal, não é só no futebol que se confirma a máxima de Pimenta Machado: O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira!
Ainda bem, porque assim tivemos um dia sem crise. O Ministro conseguiu interromper a crise na 5ª feira e retomá-la no Sábado.
Na Sexta-feira, 13, o país não teve crise. Um feito realizado num “dia azarado”.
Se ele conseguiu isto, basta fazer mais vezes, e por períodos de tempo maiores, e verão que a crise desaparece. Quem sabe, sabe !
Acreditem. Este homem é um prodígio! Um autêntico achado!!!

Adoro este país.
Quando a Selecção perde, há sempre alguém para animar o povo.
Bom fim-de-semana,
PM

Chamadas Telefónicas Gratuitas

NetComputers

Existem poucas coisas realmente gratuitas na Internet, mas as chamadas para qualquer telefone da rede fixa sem qualquer custo é uma realidade. Um dos serviços que o permite é conhecido, trata-se do "VoipBuster"...
Mas existe um outro serviço que nos permite conversar durante mais tempo sem desligar. Trata-se do "VoipCheap". Saber mais »»»

14 outubro 2006

Motos - GP de Portugal

Vitória MTítulos de Moto GP e 250cc podem ser entregues, pela primeira vez, em Portugal
O Autódromo do Estoril pode decidir já este fim-de-semana os títulos mundiais de Moto GP e 250cc, com a realização do Grande Prémio de Portugal, penúltima prova do Campeonato do Mundo de velocidade. O circuito recebe pelo sétimo ano consecutivo os ases das duas rodas e pode consagrar pela primeira vez em Portugal um campeão do Mundo, cenário mais provável na categoria intermédia (250 cc), atendendo à considerável vantagem do espanhol Jorge Lorenzo (Aprilia), mas mais inverosímil em Moto GP. Continua »»»

O 13

Por superstição, ou não, e não vá o diabo tecê-las, optei por escrever este post no dia 14.
O treze é porventura um dos números mais famosos, e quando associado à sexta-feira podemos dizer que é um “must”. Abre telejornais, inspirou dezenas de livros e originou uma das maiores sagas cinematográficas.

A Sexta-Feira 13 está cercada de superstição. Gato preto, passar debaixo de escada, sentar à mesa com mais doze convidados (somando treze), quebrar espelho ... tudo o que já povoa a imaginação dos supersticiosos ganha força neste dia baptizado de "dia do azar".

O número treze, em muitos lugares do mundo, em especial no ocidente, representa o símbolo de mau agouro. Na Europa, por exemplo, grande parte dos hotéis não possui o 13º andar, saltando do 12º ao 14º na numeração. Em muitas equipas desportivas a camisola 13 nem existe. Em Portugal até se organiza o jantar nacional de Sexta-Feira 13.



Uma das razões de se ter criado o mito da Sexta-Feira 13 parece ter ligações bíblicas. O Novo Testamento conta que Jesus Cristo, na Última Ceia, sentou-se à mesa com os apóstolos, que ao todo, incluindo Jesus, eram 13. Muitas pessoas consideram Judas o 13º apóstolo, justamente quem entregou Jesus e o levou à morte na Sexta-feira da Paixão. Assim, graças ao episódio bíblico, a sexta-feira 13 passou a ser lembrada como um dia fatídico, ligado à morte.

Na História diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência económica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceito na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Inúmeras são as explicações para a data ser considerada "maldita". São justificativas baseadas em diferentes interpretações simbólicas, religiosas, histórica, numerológicas, esotéricas entre outras tantas, mas a resposta mais lógica é a da superstição.

Em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte.
Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.

Para mim, também tem um significado muito positivo. Sou um aficionado do 13. No totoloto jogo sempre no 13, e sempre que possível escolho o 13 para qualquer coisa.
Superstição ou contra-superstição? Nem uma coisa nem outra (ou um bocadinho das duas), mas simplesmente porque nasci num dia 13. Sorte a minha, azar do meu pai? ("C'est la vie.")
O certo, é que gosto do 13. Acho que me dá sorte!

Também a Virgem Maria escolheu os dias 13 para aparecer 6 vezes consecutivas em Fátima; fez ontem (sexta-feira, 13) 89 anos que se despediu dos pastorinhos. Mais de 200 mil peregrinos estiveram no Santuário que assinalou o início do Ano das Comemorações dos 90 anos das Aparições, cujo programa culminará com a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em 13 de Outubro de 2007, cerimónia para a qual a Igreja portuguesa vai convidar o Papa Bento XVI.

Afinal, o 13 não é tão mau como o pintam!!!

13 outubro 2006

Outono



E quando reparei, estava no Outono!
Não que ninguém me levasse para lá, ele, o Outono, chegou até mim. Não pôs anúncio, não me telefonou, nem um SMS a avisar. Chegou e está aí!
Se ele se tivesse atrasado, não me faria diferença nenhuma. Mais uns dias com o Verão dava-me um certo jeito. Mas já aí o temos, e , não tarda nada, está o Inverno a bater-nos á porta.
É o ciclo da natureza, da vida, e que faz jus ao dito "o relógio nunca pára".

O Outono é a estação da nostalgia, das cores quentes, do som das folhas secas debaixo dos pés, do prazer do sol morno a beijar a pele, dos casacos confortáveis de fundo do armário, do fresco das estrelas, do mais perfeito solstício.
Um bem haja, Outono!

Folhas de Outono
«Folhas amarelas ao chão.
Elas caem das árvores e flutuam no ar, proclamando o final de uma vida. O vento as conduz com delicadeza até seu encontro final com o solo.
Lá, as mornas brisas do outono vão brincar com as folhas moribundas e transmutar a tristeza em alegria. As folhas do outono cambalhoteiam, unem-se umas às outras e ficam girando em círculos, nimbadas na poeira terrena dos gramados de relva serenos.
Elas já se foram, em sua breve existência.
Mas ao cair, elas fertilizarão as terras
e muitas outras folhas virão.»

Moda Lisboa e Peter Pan on Ice

Actual X «À volta de um núcleo, reúnem-se electrões para produzir movimento. Geram-se mudanças, expandem-se criações.»
É desta forma que a 27ª edição da ModaLisboa se apresenta. Entre 12 e 15 de Outubro, a capital volta a receber aquele que é o maior evento nacional de moda... Continua »»»

Actual X Peter Pan já chegou a Portugal,
mas desta vez vem de patins.A partir de 12 de Outubro, o herói de James M. Barrie está em Lisboa e no Porto!
Peter Pan vai "deslizar" no gelo do Pavilhão Atlântico nos dias 12 a 15 de Outubro e do Centro de Congressos de Matosinhos de 26 a 29 de Outubro."Peter Pan no Gelo" um espectáculo para toda a família a não perder. Produzida por Holliday on Ice, esta é uma nova versão da história de James M. Barrie - um livro que já conquistou crianças de muitas gerações. Continua »»»

12 outubro 2006

Uma vida enganados

Actual X

AFINAL "PLUTÃO" NÃO E UM PLANETA...
O nossos sistema solar ficou mais pequeno, depois da reunião de 2500 cientistas da União Astronómica Internacional (IAU) ter decidido que "Plutão", o nono planeta tal como aprendemos na escola, afinal não reúne as "condições mínimas" para ser considerado planeta, devido ao seu reduzido tamanho e orbita instável. Continua »»»

11 outubro 2006

Grandes Mindericos

Num comentário de há dias, o "Tenório" falava-nos do novo programa da RTP e respectivo site, onde se discute e elege o maior Portugês de Sempre.

Foi mais longe, e propôs que iniciássemos "uma brincadeira" parecida para eleger os "Grandes Mindericos".
A idéia até parece gira, mas o grande problema é a participação.

Os cibernautas mindericos são muito reservados. Não gostam de usar o teclado e muito menos de se exporem.
Para quem está do lado de cá, por vezes é muito estimulante um "feedback" sobre as questões. É para isso que servem os comentários e os blogs.
Meus Senhores, é altura de maior participação. Como diz o outro na TV:
«Isto sem Você não tem graça nenhuma».

Site da RTP:
www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/index.php

in Jornal de Minde

Minde-Online

Na edição Nº 582 (30 Setembro) do Jornal de Minde podemos ler um excelente artigo publicado pelo Sr. Agostinho Nogueira.
Porque concordo totalmente com o seu conteúdo, e porque entendo que o assunto é merecedor de uma profunda reflexão, tomei a liberdade de o reproduzir integralmente.


«QUEM NÃO SEMEIA, NÃO COLHE...
Há muito quem queira mamar na teta,
não há é quem dê palha à vaca... »
Continua »»»

10 outubro 2006

Meninos d' Oiro

Vitoria M«Se o homem disse isso se calhar é porque é verdade. Eu vou jogar, e penso que a equipa também, para a vitória. Talvez ele queira dizer que se não der para ganhar que possamos arrecadar pontos... Não vamos lá para empatar, mas para ganhar.» Continua »»»

A Fórmula 1 está ao rubro.
Depois de uma espectacular recuperação de Michael Schumacher, que chegou à liderança na semana passada...
Agora é Fernando Alonso que leva vantagem.... Mesmo que Schumacher ganhe, a Alonso basta um ponto para festejar o título. Continua »»»

09 outubro 2006

Foi Fixe a "Festa Saloia"

Minde-Online

Começou cedo a azáfama com a decoração da Praça. A mão-de-obra é sempre pouca e há sempre qualquer coisa a correr “menos bem”. No dia anterior tinha chovido muito e o tempo estava tremido. Mas tudo se consertou, os cozinheiros começaram a assar a vitela no espeto e com o “cheiro” a clientela começou a “dar à costa”. Continua »»»

Minde a Crescer

Minde-Online

Minde está de Parabéns! Ganhou um Posto de Turismo.
E está bonito! Foi inaugurado no passado dia 27 de Outubro, numa cerimónia simples, que contou com a presença dos Presidentes da CMA e da JFM. Continua »»»

Minde-Online
Outra boa notícia para a Freguesia de Minde:
-Começaram as obras da Zona Industrial de Minde.
Após longos anos de espera, a CMA deu início á construção parcelar da ZIM. Mais vale tarde do que nunca, e... continua »»»

08 outubro 2006

Dia Mundial da Arquitectura

Actual X
Foi com o lema "Uma Linguagem Universal" que se celebrou no dia 2 de Outubro o Dia Mundial da Arquitectura.
No âmbito desta celebração, estão a decorrer em vários locais de Portugal vários eventos (exposições, colóquios, etc) sobre a temática da Arquitectura, com destaque para a grande exposição no CCB : Habitar Portugal 2003-2005. Continua »»»»

04 outubro 2006

Obras Públicas em Minde

Não, não vou “pisar” mais nas célebres obras do Plano de Reconversão Urbana de Minde, não vou falar do Largo das Eiras, nem da Casa Açores.
O que me leva a escrever hoje estas linhas é o artigo publicado no Portal Minderico com o título de “Um ano após eleições”, assinado pelo Sr. Moisés Morgado.

Nesse artigo, o autor manifesta o seu desagrado pela actual gestão da CMA e desabafa, «…escrever algo de louvor ou incentivo para o futuro, no que diz respeito á nossa Câmara e Junta de Freguesia é extremamente difícil. Ninguém conhece as suas ideias no presente.».
Depois, acrescenta «Mas sempre vão fazendo, ou mandando fazer alguma coisa . Não é nada que interesse à população na generalidade, mas interessa-lhes a ELES.», exemplificando com as últimas obras públicas levadas a efeito em Minde : o calcetamento (empedramento) dos passeios junto à porta do presidente da JFM e o arranjo da estrada junto da nova vivenda do vereador de Minde na CMA.

Estou inteiramente de acordo. São poucos os actos, de que nos possamos orgulhar, empreendidos pelos gestores da CMA. Passado um ano deste mandato, a sua acção tem sido quase nula, e não se vislumbra qualquer idéia ou projecto para o futuro. É um vazio total de planeamento que nos deixa a todos perplexos.

O Sr. Moisés invoca ainda a deficiente construção dos referidos passeios, e o desnecessário arranjo, da outra citada rua, que nem sequer tem saída, e apenas tem dois moradores.
Segundo ele, a prioridade devia ir para a Av. das Cabecinhas, também designada Rua José Silva, que pode servir de circunvalação a Minde, e que está aberta e sem pavimento há anos.

Mais uma vez, concordo plenamente. Essa rua merecia ser alvo de um arranjo cuidado e urgente, pois é um excelente complemento à circulação rodoviária em Minde.
Mas, como não mora nenhum autarca nesta rua, e como não existe qualquer estratégia de planeamento e desenvolvimento urbano para Minde, nenhum dos Srs. Autarcas olha para o que devia olhar. Este é só mais um exemplo da política do “umbigo” que esta gestão azevedista nos vai impingindo.

O autor do texto remata : «Um ano após eleições, nem sequer podemos dizer que não cumprem o prometido. Lembram-se que a lista dos –ICAS – sempre se furtaram ao dialogo com a população , nunca explicaram claramente ao que vinham. Agora, um ano depois começamos o entender

Dá que pensar. Eu recordaria ainda o famoso slogan ICA que levou esta aglutinação de políticos sem política ao poder absoluto: “ Fizemos muito, iremos fazer ainda muito mais”.
Pergunto:
O Quê? Mais um carro novo para o presidente? Mais empregos desnecessários para os “boys” do partido? Mais “facilidades e favorecimento” ao núcleo de amigos e familiares? Mais vereadores a tempo (ordenado) inteiro? Mais obras de contexto e qualidade duvidosa? Mais endividamento do Concelho? Mais “merdex”? Mais…



Artigo original publicado em :
http://www.minderico.com/minderico/artigo.asp?cod_artigo=175434

03 outubro 2006

Site: E-Viver em Alcanena


Sempre que visito o site da CM Alcanena sinto uma frustração, daquelas que deixam qualquer cidadão bairrista, com um sentimento de vazio e, vergonha por não termos melhor.
É de uma pobreza tão franciscana que me deixa a interrogação : “ Isto é o site de uma câmara municipal ?”

Abrindo página após página, só me vem à ideia que o site é uma imagem fiel da má gestão que nós temos na CMA. Sem conteúdos, concepção e design antiquados, navegabilidade complexa, falta de informação, artigos desactualizados, links quebrados, sem iniciativas, etc. etc.
Na primeira página, para além do benvindo em todas as línguas, do logo da biblioteca e do aviso da gripe das aves, apenas um cartaz ou outro de vez em quando.
A informação sobre o concelho de Alcanena, è diminuta, sem fotos decentes e apelativas, e com dados referentes a dez anos atrás.
Ao visitar-mos a secção da Câmara Municipal, então é de bradar aos céus.O assunto de entrada ainda continua a ser o discurso da tomada de posse de há um atrás.
A última acta de Assembleia Municipal data de Março, e a última acta de reuniões do Executivo Camarário data de Julho. (Será que nunca mais se reuniram desde essa data?)
O último Boletim Municipal publicado (e único) foi em Outubro de 2004 e a publicação das últimas Deliberações Camarárias data de Março de 2004. Sobre o PDM e a sua revisão, a respectiva secção até já ganhou teias de aranha.
Em contrapartida podemos ler o regulamento da piscina municipal e o regulamento do parque de campismo (???).

É um autêntico espelho da gestão Azevedista. Sem forma e sem conteúdo. Conheço pouco sites de câmaras municipais (e já visitei muitos) tão pobres e tão fraquinhos, como o da n/ câmara. É triste, mas é verdade.
É assim que querem fomentar o desenvolvimento do concelho ?
Quase todas as câmaras se servem dos seus sites para divulgar o concelho, publicitar notícias e eventos de modo apelativo, prestar informação…, existindo até muitos serviços e consultas que se processam online.
Um site de uma CM deve ser o local de maior informação de um concelho, e o seu próprio cartão de visita. Em Alcanena temos um péssimo cartão de visita.

Não é assim que se dinamiza e promove um concelho.
O site da CMA presta algum serviço à comunidade? Muito pouco ou nenhum. Para além de cartazes de um evento ou outro de cariz municipal, pouco mais. Para ter um site com esta imagem tão triste, era preferível que nem existisse.
Que estão a fazer na CM Alcanena tantos vereadores, acessores e secretários de acessores? Não existe tempo para termos um site em condições ?
Ou será que, a quem está no “poleiro”, interessa que a informação seja camuflada e escassa?
Das duas uma : ou é incompetência e não sabem fazer melhor, ou é mais uma extensão da “política do secretismo”. Para mim, é a junção das duas hipóteses.

Tal como toda a actual administração deste executivo, o site da CMA necessita de uma remodelação total. Ambos estão caducos e fazem pouco pelo concelho.
O site necessita de um design e concepção mais moderna e apelativa, mais informação e conteúdos, uma melhor intuição na navegabilidade e uma manutenção cuidada.
Os “gestores Icas” necessitam de trabalhar muito mais de modo a fornecer notícias e conteúdos ao site. Quando não há trabalho e obra, não há notícias.
Talvez por isso é que o site é tão fraco.

PS : Querem apostar que nas próximas eleições, os mesmos gestores já vão ter habilidade para fazer uma revista "amarela" cheia de bonitas fotos de inaugurações para apelar ao voto .

Para conferir: www.cm-alcanena.pt

02 outubro 2006

Clonagem de Cartões Multibanco

«Mais de 4000 cartões de Multibanco terão sido clonados durante a mais recente vaga de fraudes detectada pelas autoridades do País.
Segundo a PJ, foram identificados nove locais com máquinas adulteradas, que terão permitido clonar mais de 4000 cartões de débito. A SIBS, entidade que gere a rede de Multibanco, refere que o sistema conseguiu impedir a utilização da maioria das cópias fraudulentas e apenas 463 clones de cartões de débito foram usados para levantamentos nas contas bancárias alheias.
As estimativas mais recentes apontam para 125 mil euros de prejuízos, que os bancos vão cobrir.
A PJ suspeita que a fraude tenha sido executada por uma rede criminosa de Leste - Ucrânia e Roménia são as proveniências referidas - que aproveitou a habitual "debandada para férias" para fazer os primeiros ataques.
Cartaxo, Benedita e Castelo Branco foram os primeiros locais assolados pela clonagem. A burla terá chegado a mais seis locais, mas as autoridades preferiram não os identificar. Em reacção, a Galp anunciou que vai substituir 250 postos de Multibanco considerados vulneráveis.»

Fonte : Exame Informática

01 outubro 2006

Birmânia : Foto Espectacular

(click para ampliar)


Esta é a foto de uma formação rochosa que existe junto de um lago na Birmânia. Só é possivel obter esta imagem num determinado período do ano devido à luminosidade do Sol.
Que tem de espectacular ? Descubra aqui »»»