13 abril 2007

Correio dos Leitores

Um leitor identificado enviou-nos um artigo sobre um tema actual e em debate, solicitando a sua publicação. Todo o conteúdo do texto é de sua autoria e responsabilidade.

Subsidiado Para Torturar

"Faltam poucos dias para se esgotar o prazo de votação/assinatura da Declaração Escrita nº 0002/2007, criada com o louvável intuito de terminar com a queima de fundos nesse embrutecedor espectáculo de escassa audiência que é assistir à agonia de um negro de outra espécie.

A Tourada é um foco infeccioso de mentes sádicas, uma atracção turística de sanguinários que exacerba o que de pior há no ser Humano. A razão porque isto não é evidente para todos chama-se Tradição. As crianças são levadas para as arenas onde se vão tornando complacentes com a violência e indiferentes à tortura de animais para divertimento, como um dia o foram os seus pais.

De tão ocos que são, até hoje, e por mais exaustiva que seja a pesquisa, nunca encontrei um único argumento dos aficcionados da "Festa Rija" que se considere válido à luz deste século.

Se a Cultura é o espelho de uma dada sociedade é então repugnante que na nossa ainda haja quem se reveja numa prática cruel e malvada que perpetua o primitivo gáudio colectivo pela escravatura, escondendo-o em multi-coloridas peças de lantejoulas.

Mas antes de se tratar de defesa pelo bem-estar dos animais, trata-se de uma questão de prioridades e coerência orçamental.
Os criadores de touros de lide recebem subsídios da União Europeia através da Política Agrícola Comum. Com esta Declaração todos os EuroDeputados têm neste momento em mãos o poder-cometa de não permitir que se continue a sustentar toda a corja dos parasitas da Tauromaquia que tentam por todos os meios e lobbies agarrar este subsidio pelos cornos.
Aqueles que não a assinarem estarão a declarar que não têm, no mínimo, a capacidade da Gestão: num momento de contenção em que se reduzem verbas até em actividades de 1ª necessidade, é absurdo que se financie um espectáculo bárbaro que ofende a muitos mais do que a decrescente minoria a que agrada."
João Dalion - daliondolka@clix.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente texto.
Existem tantas coisas necessárias para subsidiar que é um absurdo estarmos a subsidiar um espectáculo sanguinário e contestado por muitos. Isto não é cultura.

Anónimo disse...

Estou de acordo. As touradas são um espectáculo bárbaro.
Só o que eu fico de contente quando o desgraçado do touro, esquecendo o seu papel de bombo da festa, dá uma valente cornada no toureiro!
O mais engraçado é que, quando isso acontece, nunca se diz: O touro esteve bem!
Infelizmente o touro está piucas vezes bem. E porquê, perguntarão!
Se ele em vez de marrar às cegas, parasse um bocadinho para pensar: Por onde eu que eu consigo apanhar este gajo que me está a maltratar!

Anónimo disse...

Se os toiros de lide deixarem de ser criados para as touradas acontece 2 coisas. Ou são mortos num matadouro qualquer ou então são deixados á sorte e quem sabe um dia entrarão em extinção. É isso que as mentes mais conservacionistas querem que aconteça? Que mais uma especie animal entre em vias de extinção? Ou não é melhor deixar as coisas como estão? É que ás vezes quanto mais se mexe na porcaria mais ela cheira mal! Nem digam vossas excelências a ninguem que são portugueses!!! Tenho dito...

Anónimo disse...

Caro Anónimo 16 Maio 07:

Tem dito é uma grande asneira!
Só não vê quem não quer ver:
o lugar dos Touros é no melhor habitat que consigamos lhes oferecer, junto com outras espécies igualmente ameaçadas pela invasão e manipulação da Natureza pelo Homem e que estão em reservas protegidas.
O falso argumento que apresentou é já caracteristico de todos os TauroMafiosos...

João Dalion