Nenhum evento em Portugal consegue reuniar um tão elevado número de pessoas, como aquelas que se concentram em Fátima no dia 13 de Maio. Nem mesmo o popular futebol.
Muitos vêm a pé, cumprindo promessas, ou só mesmo pela tradição. Mas no fundo é a fé e a esperança de querer acreditar que move estes peregrinos.
A situação de Minde é estratégica para quem vem do Sul, e Minde sempre foi um bom acolhedor dos peregrinos. Antigamente eram utilizadas as casas particulares, mas agora é o Pavilhão Ana Sonsa que cumpre essa função.
Ficamos na Rota dos Caminhos Marianos, e por cá passam milhares de peregrinos durante o mês de Maio.
É pena que estes caminhos tenham tão mau piso e muitos peregrinos optem pela estrada. Neste aspecto muito temos a aprender com "nuestros hermanos" se olharmos para os Caminhos de Santiago. Devidamente sinalizados, bons pisos, para peões e bicicletas, e infrestruturas de apoio que garantem um fluxo turístico durante todo o Verão. Existem aldeias que nem existiriam no mapa se não fosse esse fluxo de turismo de caminheiros e cicloturistas.
Cada um deve aproveitar o que tem, e quem não tem cão caça com gato. Acho que aqui o Parque Natural Serra D'Aire e Candeeiros muito mais podia fazer. Só que os percursos fossem devidamente sinalizados e limpos, já seria meio caminho andado.
2 comentários:
O Helder Manha e o Julio Tavares ainda precisam de mais uns pequenos contributos para comprarem toda a madeira para o Cruzeiro.
Era só para dizer isto ;-)
Vítor
Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»
Enviar um comentário