01 março 2007

Lucros da banca crescem 23%

«O lucro dos cinco maiores bancos portugueses, que representam mais de 80 por cento do mercado, subiu 23,3% no ano passado, face a 2005, para 2,66 mil milhões de euros (532 milhões de contos). Em valor, os resultados líquidos conjuntos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Banco Comercial Português (BCP), do Banco Espírito Santo (BES), do Santander Totta e do Banco BPI subiram 505,8 milhões de euros (101,16 milhões de contos) de um ano para o outro.
O líder na lista dos lucros é o BCP, que obteve resultados líquidos de 779,9 milhões de euros (155,98 milhões de contos).
Na apresentação dos seus resultados, a CGD divulgou ontem os seus lucros do ano passado -733,7 milhões de euros (146,7 milhões de contos) -, e avançou que, nesse período, reduziu 748 postos de trabalho.»
Lusa

Num país onde o cidadão comum está cada vez mais pobre, onde todos dias fecham empresas por incapacidade económica, onde os juros são elevadíssimos e onde os empregos são uma miragem, só mesmo os bancos, e algumas empresas monopolistas, não têm pudor para apresentar resultados destes.
Vivemos num país económicamente terceiro-mundista onde o capitalismo está confortávelmente instalado. E ninguém faz nada para contrariar este absurdo do domínio dos bancos, que escolhem as taxas de juro que melhor entendem.
Os políticos falam, falam, mas difícilmente sairemos deste abismo.
Ser dono de um banco é que está a dar !!!

Sem comentários: