01 novembro 2006

Dia do "Pão-por-Deus"



Uma semana antes a minha mãe começava a costurar a bolsa e eu ía dando opiniões. Vinha aí o divertido dia do “pão-por-deus” e a bolsa tinha de estar a condizer.
Não havia escola, levantava-me de madrugada, juntava-me a uns compinchas e corria Minde de bolsa na mão. Era o máximo! - Uma manhã inteirinha à solta e ainda ganhava bolos, romãs, rebuçados, e…. meia dúzia de tostões.
Uma moeda branca era um achado, e só quando se ía a casa de um parente mais próximo.

Gostava mais do dia do “Pão-por-Deus” que do próprio dia de Natal.

Agora, também tem coisas boas.
Começa por ser feriado, e continua a ser o dia dos bolinhos de canela, dos bolinhos disto e daquilo, com uma noz no centro. Uma maravilha, quando cozidos num forno a lenha e com a receita da avó.

Os mais antigos ainda lhe chamam Dia dos Finados, pois é dia de recordarmos os entes queridos que já partiram e de rumarmos aos cemitérios para colocar um flôr ou acendermos uma vela.

Comemora-se em todo o mundo católico e foi instituído com o nome de “Dia de Todos os Santos” para homenagear os muitos santos cujo calendário não podia contemplar por falta de dias.
Acho que foi uma opção controversa, porque com o sistema de um santo para cada dia, teríamos muito mais feriados.
Um Bom Dia de Todos os Santos para Todos Vós !!!

Sem comentários: