15 novembro 2006

Estamos a ficar "Pezudos"

O tamanho médio dos pés dos portugueses está a aumentar. Os especialistas acreditam que a alimentação e a prática de desporto podem estar na origem do crescimento. Ainda assim, de acordo com um estudo, os portugueses são o segundo povo mais baixo da Europa.
É quando se entra na adolescência que os tamanhos disparam.
A tendência abrange quer rapazes, quer raparigas e tem vindo a acentuar-se nos últimos anos.
Sem afastar a possibilidade de ter ocorrido uma modificação genética na população portuguesa, nas últimas décadas, os médicos apontam várias razões para o maior desenvolvimento corporal dos jovens. Entre elas destacam, sobretudo, uma melhor alimentação, associada à prática desportiva.
"Vários estudos que foram feitos de censos demonstraram que algumas décadas atrás, a altura dos portugueses era bem menor do que é hoje em dia. Consequentemente, se temos uma altura maior, é natural que tenhamos de ter uma base de sustentação do corpo também maior", explica o ortopedista Pedro Magro.

Segundos mais baixos da Europa
A procura de tamanhos grandes ainda nem tem comparação com o que se passa noutros países. É que, a olhar para os resultados de um estudo, os portugueses são o segundo povo mais baixo da Europa.
Apenas os malteses são mais baixos que os cidadãos portugueses. Por outro lado, os holandeses são os mais altos da Europa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguns estão a ficar é cabeçudos. Cabeças grandes e ocas é o que não falta na CMA.

Rosa dos Ventos disse...

Se fosse só na CMA estavam os outros bem!
Mas cabeças dessas há-as por todo o lado e não se fixam apenas nos órgãos de soberania!