10 novembro 2006

Mar de Minde



Em 02.FEV.2001 a Polje de Minde apresentava este aspecto. Muitos chamam-lhe o Mar de Minde. Foi a última grande enchente.

Amigos da Pagaia Casualmente, verifiquei um fluxo grande e anornal, de visitas ao site Vila de Minde, provenientes de um mesmo link. Segui a rota e fui parar ao fórum - "Amigos da Pagaia". É um fórum de um site sediado em Aveiro e onde participam canoístas de todo o País.
Surpresa: Ontem e hoje o tema de debate é o "Mar de Minde". Com explicações técnias e fotos. Alguns dos canoístas já cá estiveram, e deduzo que se a lagoa encher este ano, tencionam por cá passar um fim-de-semana. Vou contactar aquela malta, para a possibilidade de se organizar "qualquer coisa", mas o ideal seria o contacto partir dos canoístas de Minde. Para os interessados:
http://www.amigosdapagaia.com/ap/index.php?name=Forums&file=viewtopic&t=440

Com tão poucos pólos de interesse que Minde pode oferecer, a Lagoa de Minde é das actrações mais relevantes para captar uma certa franja de turismo sansonal. É certo que as enchentes são ocasionais (o que fortalece o desejo de aproveitar quando há), mas devíamos encarar este assunto da canoagem na Mata com mais seriedade e proveito.

Uma maior divulgação da Lagoa, principalmente junto de núcleos de canoagem e afins, criação de rotas e polos de interesse, e, montagem de duas ou três infraestruturas de apoio são apostas que devemos ter em consideração.

A Mata de Minde pode (e deve) evoluir para um Parque Natural de Actividades. No Inverno, a canoagem e actividades aquáticas, e no Verão com BTT, cavalos, raids, etc. Nada cai do céu e, para isto, é peciso trabalhar, criar estruturas mínimas e uma boa divulgação.
Cabe aqui um papel importante à J. de Freguesia e à Câmara Municipal.
Um bom exemplo deste tipo de coisas (aproveitar o que há) é o que está a ser feito na nossa vizinha "Pia de Urso".
Era uma terrinha..., que nem no mapa vinha. Agora...
Pensem nisto !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Azevedo vai tratar do assunto :-)

Anónimo disse...

Ora bem, em primeiro lugar há que agradecer o “trabalho de seguir o caminho até aos APs – Amigos da Pagaia.

Depois uma correcção, não estamos sedeados em Aveiro, não somos um clube oficial pelo que não temos qualquer sede a não ser a página dos APs.

Por esse facto é que temos bastantes canoistas e de todo o Portugal, desde o norte, centro, e sul, facilmente se percebe que as nossas actividades canoisticas são extensíveis a todo o nosso país.

De facto este tema do “Mar de Minde” foi levantado no site por alguém que já lá esteve e ganhou logo adeptos, pelo que é quase certo que iremos até ai, só falta mesmo saber qual a melhor altura para isso, ou seja saber “quando é que o mar está no ponto certo”.

Ficaremos gratos por quaisquer informações ou contactos do pessoal a zona, e claro que somos um grupo mais que aberto pelo que quem quiser aparecer na altura e só pegar no seu barco e estar lá no sitio o hora que for combinada no fórum.

Anónimo disse...

Ora bem, em primeiro lugar há que agradecer o “trabalho de seguir o caminho até aos APs – Amigos da Pagaia.

Depois uma correcção, não estamos sedeados em Aveiro, não somos um clube oficial pelo que não temos qualquer sede a não ser a página dos APs.

Por esse facto é que temos bastantes canoistas e de todo o Portugal, desde o norte, centro, e sul, facilmente se percebe que as nossas actividades canoisticas são extensíveis a todo o país.

De facto este tema do “Mar de Minde” foi levantado no site por alguém que por lá já remou e ganhou logo adeptos, pelo que é quase certo que iremos até ai, só falta mesmo saber qual a melhor altura para isso, ou seja saber “quando é que o mar está no ponto certo”.

Ficaremos gratos por quaisquer informações ou contactos do pessoal a zona, e claro que somos um grupo mais que aberto pelo que quem quiser aparecer na altura e só pegar no seu barco e estar lá no sítio e hora que for combinada no fórum.