10 fevereiro 2007

A Despenalização

Amanhã vamos a votos !!
Após mais uma semana de debates e intoxicação partidária, chegou a hora de decidirmos.
Útil apenas alguma informação sobre a matéria, porque, de resto, este referendo apenas se justifica, porque há 8 anos atrás se realizou um referendo igual.
Se esse referendo não se tivesse realizado, entendo que não haveria lógica nenhuma para realizar este. E corremos o risco de ficar tudo na mesma!!

Sou a favor da vida, não vejo o aborto como uma solução fácil e que possa ser tomada de ânimo leve, mas estou longe de criminalizar as mulheres, que por uma situação mais assim ou mais assado, decidam, em consciência, o que será melhor para ela e para o ser que estão a gerar.
São situações geralmente muito peculiares e de índole muito pessoal. Quem sou para julgar e rotular de "assassinas" essas mulheres? Acho isso um exagero e uma desumanidade.

Pelo que precebi, e não por aquilo que muitos políticos de algibeira afirmam e tentam impingir, vamos apenas votar a «despenalização pela interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas». Conforme os resultados, é que o governo apresentará posteriormente um projecto-lei para regulamentar a possível nova legislação.

Se não se tivesse efectuado o referendo de há oito anos, onde a resposta foi um "NÃO", este referendo nem se justificava, mas, como temos a mania de copiar os outros "à portuguesa", agora os políticos estão entalados para poder alterar a lei, e tiveram que fazer mais este referendo, que, como digo, corre o risco de manter tudo na mesma.
Mas... como somos um país rico que gosta de gastar tempo e dinheiro com situações, que podiam ser evitadas, lá teremos que caminhar mais uma vez para as urnas.

É claro, que sobre esta matéria, sempre prevalecerá uma divergência grande de opiniões.
Há interesses de muitos credos, e, o mais lógico, será uma solução "intermédia" onde deverá prevalecer o BOM-SENSO.

Sou favorável à despenalização criminal, não só, porque isso não alterará qualquer tipo de conceito em relação ao acto, mas também porque coloca as mulheres numa posição muito desfavorecida em relação aos homens.
Também não sou a favor de uma liberalização total da idéia, em que o estado ainda terá de investir milhões em clínicas de luxo e gratuitas para a prática "vulgaríssima" de abortos.

A cobardia dos políticos é que nos pôs neste imbrólogo.
É, mais que lógico, que algo tem de ser feito. Não faz sentido nenhum termos de ir visitar uma familiar ou amiga à prisão só porque se decidiu pelo aborto em Portugal.
É necessário bom-senso e um diploma legislativo que "de certo modo" não facilite muito o processo abortivo, que a voluntária tenha de ser inicialmente submetida a uma consulta prévia disuasiva e informativa, que o processo seja controlado por clínicas estatais, mas não totalmente gratuitas, e, acima de tudo, que se façam boas campanhas de informação.
Certo ou errado, esta é a m/ opinião. BOM-SENSO !!!

Sem comentários: