01 fevereiro 2007

Vamos Apagar o Cigarro...



Como já foi feito na Espanha, Irlanda, Itália e Grã-Bretanha, a França proibirá o fumo em locais públicos a partir de hoje. Uma medida polémica que visa reduzir o número de vítimas do tabaco. A cada ano, o cigarro mata no país 66 mil fumantes e 5 mil fumantes passivos, segundo o Ministério da Saúde. A partir de 1 de Fevereiro não será permitido fumar em centros educacionais, lojas, estações de comboio, aeroportos, empresas, salas desportivas, de espetáculo ou em transportes coletivos .
Os cafés, restaurantes, casinos e discotecas terão um prazo suplementar até Janeiro de 2008 para se adaptarem. Desta forma, a França ingressará no pequeno grupo de países europeus com leis anti-tabaco, num momento em que a Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) se pronunciou na Terça-Feira a favor da proibição geral ao fumo em todos os espaços públicos fechados.

Em Portugal ainda não foi decretada tal legislação, mas estará para breve.
A esmagadora maioria dos portugueses (82%) é favorável à proibição de fumar em qualquer espaço público fechado, como os aeroportos, o metropolitano ou as lojas, indica um Eurobarómetro divulgado ontem pela Comissão Europeia.
No geral, os europeus estão menos tolerantes em relação ao fumo de terceiros. E o consumo também tem vindo a diminuir.
Somos o País da UE com mais percentagem de pessoas que nunca fumaram (58%), mas a média de 18 cigarros diários por fumador, estraga-nos a classificação.
No universo da UE houve um decréscimo de um quinto dos fumadores (-20%) nos últimos 3 anos, sendo os países, onde a lei já impera, os principais responsáveis.

Sou fumador há muitos anos, mas apoio totalmente a proibição de fumar em lugares públicos.
Vamos apagar o cigarro, ...antes que o cigarro nos apague a nós !!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu também sou, infelizmente, fumador.
Mais do que essas medidas sugiro, já, o imediato fuzilamento de todos os fumadores!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.