21 março 2007

Primavera apela à ecologia

E aí está a Primavera. Sempre airosa e a anunciar dias mais bonitos e vestidos mais curtos. É o prenúncio do sorriso do Sol depois dos dias mais carrancudos do Inverno.
Também é sinónimo do verde natureza, jardins floridos e paixões românticas. É a nossa Querida PrimaVera.

O inicio desta florida estação foi adoptada pelos zeladores do ambiente para a celebração dos Dias Mundiais. A trilogia Terra, Água e Clima constituem por si só temas e apelos importantes para a manutenção do nosso sistema ecológico, cuja degradação acentuada é uma preocupação que exige reflexão pessoal e mundial.



21 Março - Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal
.



22 Março - Dia Mundial da Água
"Cada vez menos e cada vez mais preciosa. Tenho a sensação que a cada ano que passar este dia vai ser "celebrado" com mais significado..."

As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água. Este dia tem sido marcado, desde 1993, com iniciativas várias nacionais e internacionais com o intuito de sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos e para algumas questões em particular, também relacionadas com a água.

No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais associados ao elemento água, como inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades.
Os efeitos destes desastres resultam não só das condições geológicas e meteorológicas locais (há solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e degradação do que outros) como também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em termos de actividades económicas), sendo mais severos nos países em desenvolvimento.
Tome-se o exemplo do ineficiente ordenamento do território, que permite o crescimento imobiliário irracional e a destruição de florestas e vegetação ripícola em zonas inundáveis, tendo conduzido ao aumento do número de pessoas afectadas pelas inundações.



23 Março - Dia Mundial da Meteorologia
"Quando se fala em Meteorologia vem à mente a sra. da TV que usa termos quase imperceptíveis para o comum dos mortais.
Contudo, a Meteorologia analisada enquanto Clima, chegamos à conclusão de que é muito mais do que termos complicados: é o factor que gera os diferentes ecossistemas."

E ainda...
No dia 21 de Março (hoje) comemora-se o Dia Mundial da Poesia e, no dia 24 de Março o Dia Mundial da Tuberculose, promovido pela Organização Mundial de Saúde.
O dia 31 de Março é o Dia Mundial do Não-Tabagismo.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Belas e alusivas imagens ao texto correspondente!
Que venham estão esses dias de Sol!