01 maio 2006

Contabilidades Alarmantes

Ao ler o documento publicado no WWW.MINDERICO.COM em 28.04.2006 sob o título «Declaração de Voto» da autoria da Dra. Ana Claudia Cohen Coelho, vereadora pelo PSD na Câmara Municipal de Alcanena, confesso que fiquei alarmado, mas não surpreendido.
Este documento é quase um relatório analítico á actividade contabilística da CMA nos útimos anos.
Nele é referido que a Câmara tem sistematicamente inflaccionado o orçamento das receitas, sendo que estas são sempre, em média, 30% abaixo das previsões, e que nos últimos anos estas receitas têm vindo a diminuir.
Também se afirma que as despesas têm vindo a aumentar progressivamente, que as despesas com o pessoal corresponderam em 2005 a 44% das despesas correntes, e que entre 2001 e 2005 estas despesas com o pessoal tiveram um aumento de 41,6%, com uma despesa significativa de horas extradionárias.
A Dra. Ana Claudia conclui que a taxa de execução do investimento tem sido invariavelmente baixa e que só em anos de eleições atinge quoficientes aceitáveis. Em funções sociais foram gastos 73% do investimento, em funções económicas foi atribuido 25,25% do investimento total e que 11,8% deste investimento total foram consumidos pelo inútil Pavilhão Multiusos de Alcanena.
A dívida da Câmara a terceiros é dramática, com um crescimento em 2004 de 78,6% e em 2005 de 57,4%, e o endividamento à banca a longo prazo é superior a 11 milhões de euros, sem que o mesmo tenha sido aplicado em obras estruturantes.

Que pensar disto? A serem verdade todos estes sumários indicadores, eu imagino os resultados de uma análise pormenorizada às extravagâncias contabilísticas da CMA.
Que caminho é este que o executivo está a trilhar ? Não sou contabilista nem expert na matéria, mas parece-me que assim não se chegará a bom porto. Se não se arrepiar caminho e inverter a situação a "coisa" pode ser grave. "Eles" é que sabem...

9 comentários:

Anónimo disse...

MINDE COM MAIORIA NA CÂMARA?

Parece que Minde está prestes a ter, pela 1ª vez em muitos anos (aliás, salvo o erro, será a 1ª vez na história) a maioria no executivo camarário de Alcanena.

A Sra. Vereadora Ana Cláudia prepara-se para suspender o mandato (por motivos pessoais atendíveis), sendo substituída pelo nº 2 da lista do PSD à câmara, nem mais nem menos que pelo ex-presidente da junta de Minde, Luís Pires (vulgo Pardal).

Como na Câmara já estão os Srs. Vereadores eleitos pelos ICA’s, João José e Artur (Vale Alto) e o Sr. Meneses, eleito pelo PS. Com o Luís Pires, a freguesia de Minde fica com 4 vereadores, num executivo camarário de 7…

Será que os vereadores de Minde vão, ao menos, entenderem-se no tocante à zona industrial, casa açores, terreno das eiras, orientação do trânsito (miserável, havendo culpas repartidas de 3 deles, que eram quem estava no poder há 1 ano e meio), PDM, etc., etc.?

Esperemos é que nenhum se lembre de suspender o mandato nesta altura, renunciando ao mandato popular que o povo lhe concedeu, sem motivos atendíveis, e deixando passar esta oportunidade histórica…

Note-se que refiro oportunidade histórica e saliento o facto neste post apenas por curiosidade, uma vez que, na prática, Minde ter a maioria no executivo camarário NÃO SIGNIFICA NADA, pois quem manda nas políticas do concelho é o presidente (com o Sr. Marcelino) e os vereadores são ... do concelho, e não e apenas de Minde.

Cumprimentos,

Chance Man (ex-JJ)

PM disse...

Para mim, isto é uma novidade, chegada em 1ª mão. Caso isso se concretize, fico satisfeito e parabéns ao primo "Pardal".
Ter a maioria de elementos da freguesia de Minde é sinónimo da N/importância no Concelho. Oxalá todos se entendam e colaborem numa orientação positiva e benéfica para o Concelho. Se assim fôr, eu agradeço e aplaudo.
PM

Calos disse...

É verdade?!...
Áh! Ganda Pardal!

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»