18 maio 2006

Encontro Nacional em Minde - Spina Bifida

Realiza-se no próximo Sábado (dia 20), no Pavilhão Ana Sonsa em Minde, o XII Encontro Nacional de Pais e Afectados de Spina Bífida e Hidrocefalia
É um evento que irá concentrar mais de uma centena e meia de crianças afectadas pela doença de Spina Bifida e Hidorocefalia, e respectivos pais, com a realização de várias actividades científicas e recreativas, e de um almoço.

Para aqueles que não conheciam esta doença (como eu), aqui fica uma resumida explicação, que encontrei nas m/ pesquisas na Net.

«A spina bifida é uma malformação da coluna vertebral resultante de um defeito na formação das vértebras, provocando uma fenda que causa danos ao sistema nervoso central.
O nível da lesão provocada pela spina bifida depende da localização da malformação na coluna e da quantidade de terminais nervosos que se “desligaram”.
Logo, quanto mais alta a lesão se encontrar maior será o nível de afectação e as dificuldades da criança.
Esta malformação pode provocar a perca de sensibilidade e mobilidade nos membros inferiores e incontinência.
As crianças que padecem desta doença têm um maior risco de mortalidade ou de sofrer outras complicações devido ao facto do tubo neural e os nervos não estarem protegidos adequadamente pelos músculos, a pele e os ossos, estando revestidos por uma fina membrana.
De referir que anualmente nascem em Portugal mais de 100 crianças com defeitos do tubo neural (DTN), provocados pelo incorrecto desenvolvimento do sistema nervoso ou do canal neural, dos quais o mais comum é a spina bifida. »

Para mais informações técnicas consultar :
http://www.apifarma.pt/uploads/20-ASBIHP.pdf
Sobre a organização e programa do Encontro em Minde, consultar :
www.minderico.com

1 comentário:

... disse...

Sobre Spina Bífida e outras deficiências visite

www.paiseficientes.blogspot.com