13 maio 2006

Peregrinação

A fé move montanhas. E é também com muita fé e devoção que milhares de peregrinos se dirigem todos os anos para celebrar o aparecimento de Nª Senhora em Fátima.
Nenhum evento em Portugal consegue reuniar um tão elevado número de pessoas, como aquelas que se concentram em Fátima no dia 13 de Maio. Nem mesmo o popular futebol.
Muitos vêm a pé, cumprindo promessas, ou só mesmo pela tradição. Mas no fundo é a fé e a esperança de querer acreditar que move estes peregrinos.

A situação de Minde é estratégica para quem vem do Sul, e Minde sempre foi um bom acolhedor dos peregrinos. Antigamente eram utilizadas as casas particulares, mas agora é o Pavilhão Ana Sonsa que cumpre essa função.
Ficamos na Rota dos Caminhos Marianos, e por cá passam milhares de peregrinos durante o mês de Maio.
É pena que estes caminhos tenham tão mau piso e muitos peregrinos optem pela estrada. Neste aspecto muito temos a aprender com "nuestros hermanos" se olharmos para os Caminhos de Santiago. Devidamente sinalizados, bons pisos, para peões e bicicletas, e infrestruturas de apoio que garantem um fluxo turístico durante todo o Verão. Existem aldeias que nem existiriam no mapa se não fosse esse fluxo de turismo de caminheiros e cicloturistas.
Cada um deve aproveitar o que tem, e quem não tem cão caça com gato. Acho que aqui o Parque Natural Serra D'Aire e Candeeiros muito mais podia fazer. Só que os percursos fossem devidamente sinalizados e limpos, já seria meio caminho andado.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Helder Manha e o Julio Tavares ainda precisam de mais uns pequenos contributos para comprarem toda a madeira para o Cruzeiro.

Era só para dizer isto ;-)

Vítor

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»