30 maio 2006

Rui Man - O Pintor do Jazz



Em boa hora o Pintor Rui Man se associou ao JAZZminde. É um artista que não necessita de apresentação, e já o ano passado pintou dois quadros lindíssimos (um por concerto), que foram oferecidos pelo pintor ao JAZZminde e adquiridos por um particular.
O complemento artístico que a pintura ao vivo dá ao festival é muito positivo, e este ano repetiu-se a experiência.
Nas duas últimas noites de concertos, Rui Man agarrou no cavalete, pincéis e zás. È fascinante observar os métodos e a rapidez com que trabalha. Aplica tinta acrílica sobre a tela com uma espontaneidade que só grandes artistas o conseguem. Incentivou crianças e o público a participar (pintar) nas telas e o resultado final foram duas belas peças de arte que eu adoraria ter em minha casa.

Na primeira noite, o concerto foi mais longo, pintou «Músicos de Rua». No Domingo a tela foi baptizada com «Fuga». Dois magníficos quadros que foram adquiridos por um coleccionador dos Amiais por 600 euros, que nos revelou : ”- Foram baratos ! Estava disposto a pagar mais. Os quadros são lindos e vão para a Nazaré.”

Rui Man confidenciou-nos que acha muito gratificante o acompanhar dos olhares do público expectantes em relação à obra final (muitos até dão palpites e ideias) e é estimulante estar a pintar com uma banda a tocar. «É a junção das artes. Coloco a assinatura nas telas quando a banda acaba o concerto. Sou pontual !»
Obrigado, Rui Man.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ya, man

O Rui é fixe, muito bom pintor, em crescendo.

A ideia é genial!

Será um dos pintores Mindericos que irá estar sempre presente na Galeria que o futuro Museu Roque Gameiro não deixará de contemplar para os variadissimos Artistas Mindericos.

Cumprimentos

Vítor Manuel Coelho da Silva

Anónimo disse...

Excelente a idéia da pintura em simultâneo com o festival. Minde é mesmo a capital da cultura do cincelho de Alcanena.
Não deixem morrer a festa da música. Minde precisa de algo que mexa.
Gostei imenso.
Viva o JazzMinde, e um beijo pró Rui.

Anónimo disse...

Aprecio certos aspectos que considero perfeccionistas: "É a junção das artes. Coloco a assinatura nas telas quando a banda acaba o concerto. Sou pontual!"

Boa RuiMan

Luis Achega

Anónimo disse...

Nice blog. Good work !
Thomas, NY