21 dezembro 2006

Boas Festas

O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus e esta idéia está directamente ligada ao significado da palavra, que vem do latim "natale" e significa nascimento. Comemora-se o Natal no dia 25 de Dezembro desde 440 dC, mas nem sempre o evento foi comemorado nesta data.
Como o dia e o mês em que Jesus nasceu são desconhecidos, durante muito tempo o Natal cristão foi comemorado em dias como 6 de janeiro e 25 de março. Apesar de o papa Júlio I ter oficializado a comemoração em 25 de dezembro, até hoje a Igreja Cristã Ortodoxa comemora o nascimento de Cristo em 6 de janeiro.

Curiosamente, o dia escolhido pela Igreja Católica coincide com duas festas pagãs: a saturnália e a festa mitraica (religião rival do cristianismo nos primeiros séculos de nossa era). Estes cultos pagãos celebravam o solstício (noite mais longa do ano) no hemisfério Norte. Nos ritos, os participantes pediam a volta do dia e a liturgia natalina retomou a idéia, identificando Cristo como a verdadeira luz do mundo.

No Ocidente, comemora-se o Natal com trocas de presentes e uma ceia na noite do dia 24. Mas o festejo se estende até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis, data que lembra a chegada dos Três Reis Magos à gruta onde nasceu Cristo.

Sem comentários: