15 setembro 2006

Próstata - novo método de despiste

Um habitual frequentador deste blog, o Tenório, chamou-nos a atenção para uma notícia publicada hoje no site do Correio da Manhã.
Porque achamos a notícia interessante e muito útil à comunidade masculina, publicamos a mesma integralmente.

Próstata - Sangue mostra resultados em dez minutos
Picada no dedo indicia primeiro sinal de cancro

É rápido, fácil e muito mais cómodo do que as tradicionais formas de despiste do cancro da próstata. Com apenas três gotas de sangue qualquer homem pode ficar a saber, em apenas dez minutos, se os seus níveis de PSA – o antigénio específico da próstata que quando desregulado indicia eventuais doenças – estão dentro dos valores considerados normais.
Os especialistas querem marcar o Dia Europeu das Doenças da Próstata, que se comemora hoje, desmistificando a ideia de que só o indesejado toque rectal permite um despiste rápido do cancro, que atinge em Portugal quatro mil homens por ano. “Nem os especialistas gostam de fazer o toque rectal, pois é desconfortável. O teste da picada ajuda a fazer um despiste inicial e a prevenir os casos mais graves”, explica Mafalda Fernandes, directora de mar-keting da Pharmasense, empresa que distribui o produto.

O teste está já disponível em 1600 farmácias e pode ser adquirido sem receita médica por apenas dez euros. “Não é necessário estar em jejum nem respeitar aqueles requisitos obrigatórios nas análises convencionais”, diz a técnica. Além disso, os resultados são “muito próximos dos valores apresentados nas análises laboratoriais”, tendo uma fiabilidade de 97,8 por cento.
A rapidez do processo é uma das armas do produto. Segundo Mafalda Fernandes, seguindo o processo convencional “o homem tem de ir ao médico de família pedir que lhe passe as análises laboratoriais, terá de levantar a requisição mais tarde e esperar 15 dias para conhecer o resultado”. “Com o teste, esse tempo de espera e apreensão reduz-se drasticamente.”
A confidencialidade é outro dos factores determinantes para quem opta por este meio alternativo de despiste. Por isso, os homens que ficam inibidos perante os farmacêuticos podem levar o teste para casa e fazê-lo sozinho no seu lar. O resultado do teste é facilmente reconhecido através da reacção da gota de sangue ao solvente que é colocado. Assim, quando a tira com o sangue é colocada no pequeno leitor, “se aparecer uma banda o teste é negativo, significando que os níveis de PSA estão abaixo dos níveis de referência”, diz a técnica. O sinal de alerta é accionado quando surge na tira a identificação de duas bandas.
Os valores obtidos na leitura “podem indicar uma simples inflamação, mas convém sempre recorrer ao médico para verificar a situação e evitar as doenças da próstata mais graves.”

TÉCNICA
Pica-se o dedo com uma agulha. Do coágulo retira-se uma parte de sangue, através da pipeta que acompanha o ‘kit’. Deita-se três gotas numa tira de papel e coloca-se o reagente. Põe-se a tira no adaptador, que fornece os dados iniciais. Para ter o valor dos níveis basta colocar o adaptador numa máquina de leitura.

UM DESPISTE QUE É RÁPIDO E POLIVALENTE
Patologias – O teste identifica casos de cancro, hiperclesia benigna da próstata (inchaço) ou inflamações causadas por bactérias.
Indicador – Duas bandas são sinal de alerta para a existência de doença, o que significa que os níveis de PSA estão elevados.
Prevenção – O teste deve ser feito uma vez por ano a partir dos 50 anos ou dos 45 quando há casos de doença na família.
Diana Ramos, in site di Correio da Manhã
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=214741&idselect=10&idCanal=10&p=200

O que é a Próstata

Dr. Miguel Srougi é médico, professor de Urologia na Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo. É autor do livro “Próstata: Isso É Com Você”, lançado pela Publifolha e dirigido ao público leigo.

A próstata é uma glândula que tem o tamanho aproximado de uma castanha e produz o líquido espermático ou esperma, substância que contém nutrientes e serve de veículo para os espermatozóides chegarem até o óvulo. Ela se localiza muito perto da bexiga, um órgão muscular que se distende à medida que a urina se acumula em seu interior.
Da bexiga sai a uretra, um canal longo que atravessa a próstata e o pênis até ganhar o meio exterior. A proximidade entre esses órgãos faz com que qualquer problema que afete a próstata acabe repercutindo na bexiga e na uretra.
Hiperplasia e câncer de próstata são patologias freqüentes na vida adulta do homem. A hiperplasia caracteriza-se pela multiplicação benigna das células prostáticas. Quando isso acontece, o aumento da próstata comprime bexiga e uretra e provoca dois sintomas. O primeiro é a dificuldade para urinar. A pessoa é obrigada a fazer esforço para vencer a passagem comprometida pela compressão da glândula, o jato urinário fica mais fino e perde a potência. O segundo é a redução da capacidade de a bexiga reter urina. Quem tem hiperplasia de próstata urina com maior freqüência, especialmente à noite o que pode comprometer a qualidade do sono.
No câncer de próstata, as células prostáticas perdem a inibição, crescem e invadem os tecidos vizinhos. A hiperplasia é uma lesão benigna. O câncer é um processo maligno que traz consigo uma série de outros problemas.
Dr. Miguel Srougi

Sem comentários: