11 setembro 2006

WTC : 5 anos depois


Cinco anos após o sinistro dia 11 de Setembro de 2001 que fez desaparecer do mapa as colossais torres gêmeas do World Trade Center, a América relembra as centenas de vítimas e homenageia os bombeiros e heróis do socorrismo.
Inauguradas em 1974, as duas torres projectadas por Minou Yamasaki, com 411 metros e 112 andares, chegaram a ser as mais altas do mundo, onde trabalhavam mais de 60 mil trabalhadores e eram visitadas diariamente por 50 mil pessoas, constituíam um ex-libris de New York e eram o símbolo do poder económico dos States.



O Mundo nunca irá esquecer essa data. Pelas 9h15m, um avião, conduzido por terroristas kamikasis destruiu uma torre, e alguns minutos depois sucedeu o mesmo com a segunda torre... impensável !!
Em algumas horas, um dos maiores orgulhos da América ruiu por completo e levou consigo milhares de vítimas. Há mesma hora, um atentado similar atacou o Pentágono e outro falhou a Casa Branca. Nada mais iria ser como antigamente.

Passados 5 anos, muitos investigadores contestam a veracidade da versão oficial do atentado e questionam diversos aspectos técnicos : Como foi possível que as torres desmoronassem totalmente, quando o impacto foi ao nível dos pisos superiores ? Porquê as enormes reservas de ouro já tinham sido transferidas para o edifício anexo ? Como é que o Pentágono foi atingido por um avião se não existem indícios de tal ? Etc. etc.
Enfim, rios de tinta já foram gastos e milhares de fotos impressas, mas a questão que feriu a América e desencadeou guerras, infelizmente ainda promete abrir muitos mais telejornais.


Como homenagem às vítimas, no mesmo local foi instalado um Memorial constituído por feixes de luz que simbolizam as antigas torres existentes.


Para a edificação de um novo projecto muitas foram as soluções já apresentadas, como as Lotus Towers, com cinco edifícios.


The Freedom Tower parece ser a solução que leva vantagens, e já reune um consórcio para a sua construção, envolvendo a edificação de um conjunto de outros edifícios.


To learn more about this project, please click here.
To view a slide show of the latest Freedom Tower renderings, click here.
View animations of the Revised Freedom Tower:
East River Flyby
Midtown Flyby
Siteplan Flyby
Nighttime Flyby
Timeline
For details about the earlier stages of this project, click here.
Locate this project on the Interactive Transportation Map.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Acho que os Ianques deviam se lembrar também dos mortos do Vietnã, Iraque, da Nicarágua, e de outras matanças que eles promoveram. Sem falar nos regimes ditatoriais que se instalaram na América Latina com o apóio do Tio Sam. O número de vítimas foi bem mais elevado do que a dos atentados as torres gêmeas. De qualquer jeito sempre os inocentes é que morrem, como no caso do WTC.

Um abraço

Marco Aurélio

Anónimo disse...

E o 11 de Setembro de 1973, no Chile, com a preciosa ajuda dos USA?
Um lamento profundo por todas as vítimas de actos de terrorismo.