18 abril 2006

O Caminho do Mirão

Em tempos idos existia um caminho junto à mata, que passava pelos carvalhos, pelo regatinho, e aí fora... Servia para as carroças e a quem cultivava as bordas da mata. Chamavam-lhe o Caminho do Mirão.
Nestes tempos mais modernos foi mais utilizado pela malta das BTTs e MotoQuads. Mas Agora está imterrompido. Se quizermos ir até à ETAR, temos que atalhar por propriedades de privados. Porquê ?
Porque o empreiteiro que realizou as obras de tubagens da ETAR, abriu as valas nesse arruamento e deixou zonas intransitáveis e cheias de pedregulhos. Mas não é assim que estava antes de iniciarem a obra. Será que a empreitada está concluída ? Quem terá assinado o Auto de Conclusão da Obra ? Quem tem responsabilidades nestas coisas ? ... Na Europa moderna esta maneira de trabalhar não tem cabimento.
Não sei o que se passa , mas sei que quase todas as famílias de Minde já pagaram 60 continhos dos antigos para as polémicas caixas de esgotos, sei que o caminho da Mata está condenado a desaparecer, suponho que o empreiteiro já deve ter recebido a choruda importância que custou aquela obra, e da ETAR nem sinais de funcionamento. Talvez se venha a concluir que o equipamento não é o mais correcto, está desactualizado, ou que até nem se justificava uma Etar como a que se construiu. Alguma "coisa" se há-de concluir !
Mas até lá, por favor, umas horas de uma máquina não custam assim tanto, e acho que alguém deve tomar providências. Estamos a falar da Polge de Minde, um dos estandartes do Parque Nacional Serra de Aire e Candeeiros.
Ou será mais uma "batata quente" que vai sobrar para a Junta de Freguesia ? Talvez daqui a uns anitos.
Aquele caminho atravessava a maior mancha de carvalhos da mata. E se existia e era público, deve continuar a existir. Que "raio" de contratos é que a CMA fez com os empreiteiros ? Não incluem a reposição de pisos e pavimentos ? É a chamada política :
"O último a sair que feche as portas."

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

És mesmo mauzinho. Vê lá o que tu te foste lembrar. Tamém! Tás sempre a lembrar coisas que já ninguém se lembrava!

Chato do caraças!

PM disse...

Não é ser mauzinho, mas gosto muito de passear na mata.
PM

Anónimo disse...

Talvez perguntando aos SRS ENGENHEIROS do parque, se consiga alguma coisinha.
.......ALDRA...............................BICE..............
Pois, pq eles devm ter dado autorização para a obra ser feita dentro do PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS.
Se fosse para chatearem a malta com as merdices deles já andavam em campo.
Ou se fosse para dizer que as espinheiras da Mata são uma especie em vias de extinção..........
GANDAS MALUCOS!