07 junho 2006

O Meu Voto

O Portal Minderico lançou a idéia, meia dúzia de cidadãos levaram "a coisa a peito", e já aí está o referendo local que se pretende efectuar em Minde.
A campanha de angariação de assinaturas terá ínicio no próximo fim-de-semana e, segundo os mais entendidos, será necessário (para o caso de Minde) o voto de 1400 cidadãos para que o referendo tenha carácter vinculativo, ou seja, mais de 50% da população.
Acho que este tipo de iniciativas deveria ser promovido pelas próprias autarquias para avaliar a opinião pública, mas, atendendo ao absurdo silêncio, autoritarismo e falta de diálogo dos n/ governantes sobre a matéria a ser referendada, penso que esta é a forma mais democrática de avaliar o que os cidadãos querem para a n/ Terra, e, ao mesmo tempo, uma grande prova de vitalidade e empenho da sociedade civil.
São duas as questões que se pretendem referendar :

1 - O Largo das Eiras (terreno das antigas escolas) deve ser convertido exclusivamente em espaço verde e de lazer, apenas com algum estacionamento em volta?

2 - Concorda com a criação de um NOVO Pólo Industrial + Parque de Camiões TIR, a Norte do Concelho de Alcanena, na região do Covão do Coelho e Vale Alto, a considerar já nesta revisão do PDM?

Pessoalmente entendo que as questões são pertinentes e têm toda a lógica, e o meu voto será um SIM às duas perguntas, sem qualquer espécie de dúvida.

Apoio incondicionalmente esta iniciativa e acho que todos os Mindericos se devem pronunciar.
Minde deve sair deste imobilismo, que quase nos é imposto pela autarquia, e mostrar que estamos vivos, somos um povo civilizado e democrático, e não estamos dispostos a aceitar medidas impostas por dois ou três "importantões". O povo também tem voto na matéria.
Não basta ganhar eleições, há que trabalhar e dar voz à opinião pública, e os Mindericos têm aqui uma excelente oportunidade de se pronunciarem e participarem na condução das causas que definem o futuro da n/ Terra.
A abstenção é sinónimo do "deixa andar" e faço aqui um apelo para a participação de todos os Mindericos, independentemente das suas convicções partidárias ou opiniões sobre os assuntos a serem referendados.

Para mais informações sobre os textos introdutórios do referendo, consultar :

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal, quem são os políticos de Minde?

Alguém sabe, ou são só larachas que se mandam para o ar?

É que, a meu ver, quem anda a "bater" mais nos políticos também faz política. Ou então, queriam ser políticos..., o que daqui a 3.5 anos poderá acontecer.

Vale a pena pensar nisto?

O vosso, após férias bem merecidas longe do ninhou,
Chance man

ps: também vou assinar para se fazer 1 referendo.

Anónimo disse...

Um simples peido também é política. Política ambiental :-)